22/08/2023


Cotidiano Economia Guarapuava

Comércio de Guarapuava não abrirá no feriado da Independência

As lojas funcionam até sexta (6) e reabrem na segunda (9) das 9h às 18h. O Shopping Cidade dos Lagos terá funcionamento normal no feriado

Comércio no feriado (Foto: Reprodução/Acig)

O comércio de Guarapuava não vai abrir neste sábado (7), no feriado nacional do Dia da Independência do Brasil. O Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sicomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava (Sindigua) estabeleceram um acordo na Convenção Coletiva de Trabalho que as lojas ficarão fechadas em todos os feriados nacionais.

De acordo com a convenção, está vedado o trabalho dos comerciários nos feriados nacionais, municipais e religiosos, conforme determina o Artigo 70 da CLT. Além disso, o documento ainda afirma que as empresas que desejarem utilizar mão de obra dos empregados nos feriados, deverão firmar um acordo coletivo com o Sindicato Obreiro. Por isso, as lojas funcionam até sexta (6), mas reabrem na segunda (9) das 9h às 18h. O atendimento do comércio de Guarapuava em dias normais é de segunda a sábado das 9h às 18h.

O Shopping Cidade dos Lagos, que não segue a mesma convenção, terá o horário de funcionamento de feriado. As lojas e quiosques vão funcionar das 13h às 21h. O atendimento da praça de alimentação independente de feriado é das 11h às 22h.

Com as obras na rua XV de Novembro, a rua Senador Pinheiro Machado será palco da celebração da cidadania. No entanto, o início do percurso ocorre na rua Getúlio Vargas. O desfile está agendado para começar às 8h, com a participação de instituições culturais, forças de segurança, escolas estaduais e cívico-militares, além de fanfarras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo