22/08/2023


Cotidiano Em Alta Guarapuava

Comércio fechará no feriado da Proclamação da República

Mas no Dia da Consciência Negra, na próxima quarta (20), o comércio poderá funcionar normalmente. Shopping terá funcionamento diferenciado

Confira o horário de funcionamento do comércio nos feriados (Foto: Divulgação/Acig)

Nesta sexta (15), é o feriado do Dia da Proclamação da República no Brasil. De acordo com as regras da Convenção Coletiva, o trabalho dos funcionários do comércio é proibido em feriados nacionais, municipais e religiosos, conforme o Artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Por isso, as lojas do Centro de Guarapuava estarão fechadas nesta sexta (15) e reabrem no sábado (16) no horário habitual. O Shopping Cidade dos Lagos, que não segue as mesmas convenções do comércio de rua, terá funcionamento diferenciado no feriado.

As lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h. Já a praça de alimentação atenderá das 11h às 22h, horário que se mantém mesmo em dias de feriado. Aliás o feriado marcará a chegada do Papai Noel ao shopping a partir das 15h. O bom velhinho vai estar presente na mágica inauguração da decoração de Natal.

FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA (20/11)

Atendendo a pedidos dos comerciantes, a Acig buscou negociações junto aos sindicatos para considerar a possibilidade de abertura do comércio no Dia da Consciência Negra (20). Este é o terceiro feriado do mês de novembro e ocorre em uma quarta, o que impacta o comércio local.

Após o pedido da entidade, os sindicatos se reuniram e decidiram liberar a abertura do comércio no dia 20 de novembro. Portanto, o comércio deve permanecer fechado nesta sexta (15), mas poderá abrir na próxima quarta (20) conforme a decisão dos sindicatos.

(*Com informações da Acig)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo