Hoje, terça-feira (08), a comissão de nozes pecã do Sindicato Rural de Guarapuava realiza mais uma reunião com produtores rurais interessados na cultura, às 9 horas, na sede da entidade. Na ocasião, a professora do Colégio Agrícola, Alcione Pickler; o representante da Reflorestadora Schram, João Rodrigo Hipólito e o produtor rural Isair Castoldi apresentarão as informações obtidas no II Seminário da Cultura da Noz Pecã, realizado no dia 26 de abril, em Anta Gorda- RS.
Segundo Alcione, o seminário foi muito interessante e abordou o cultivo da nogueira sob vários aspectos. “Foi muito bom porque o seminário não era uma propaganda para incentivar a produção, mas sim tinha a intenção de esclarecer sobre produção. Tivemos contato com muito mais informações, como o custo e rentabilidade, questões de manejo e adubação”. A professora explica que conheceram além das vantagens, também as principais dificuldades no cultivo. “Em Anta Gorda estavam pesquisadores da Embrapa Clima, produtores argentinos com muita experiência na cultura e que trabalham na forma de associativismo. Também obtivemos informações sobre pragas e doenças”.
O representante da Schram, João Rodrigo Hipólito, também diz ter gostado muito do que viu durante o encontro. “Lá tivemos contato com informações bem específicas, tanto teóricas quanto práticas, relacionadas ao cultivo da nogueira”.