22/08/2023

Comissão de Saúde da Câmara denuncia falta de atendimento em hospitais a pacientes do SUS

Guarapuava – Mais uma denúncia contra a falta de atendimento em hospitais da cidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foi feita pelo vereador Gilson Amaral (DEM) na tribuna da Câmara. Ele é o presidente da Comissão de Justiça e Redação no Legislativo Municipal.
O democrata disse que foi procurado por familiares de um paciente que foi encaminhado pela unidade de emergência do município ao Hospital Santa Tereza. Por ser paciente do SUS “as portas foram fechadas” sob a justificativa de que não havia leito disponível.
Esta não foi a primeira vez que uma casa hospitalar se nega atender paciente do SUS. O vereador lembrou que acerca de duas semanas outro paciente também não foi atendido no Hospital São Vicente e acabou morrendo.
O fato gerou um registro policial por parte de um funcionário da unidade de emergência, pois o homem precisava ser internado.
Os vereadores Antenor Gomes de Lima (PT) e Maria José Mandu Ribas (PSDB), ambos profissionais da área de saúde, lembraram que nenhum cidadão pode ficar sem atendimento.
“O SUS possui um atendimento eficiente e os hospitais credenciados tem o dever de atender a todos”, disse Antenor, que é médico.
Enfermeira, Maria José lembrou que se o hospital não possui leito disponível tem que destinar “nem que seja um leito particular”.
A Comissão de Justiça e Redação da Câmara vai investigar esses fatos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo