22/08/2023
Educação Guarapuava

Competição de “Canhão de Ar” desperta criatividade nos estudantes da FG

O "Canhão de Ar" foi projetado para demonstrar as complexas características físicas em um compartimento com ar confinado sob pressão externa

O “Canhão de Ar” foi projetado para demonstrar as complexas características físicas em um compartimento com ar confinado sob pressão externa (Foto: Faculdade Guarapuava)

A Faculdade Guarapuava mais uma vez se destaca por sua inovação educacional, dessa vez com uma competição promovida pelo curso de Engenharia Elétrica. O “Canhão de Ar” foi projetado para demonstrar as complexas características físicas envolvidas em um compartimento com ar confinado sob pressão externa, oferecendo aos acadêmicos uma experiência prática diferenciada.

O objetivo principal da competição era levar os estudantes de Engenharia Elétrica a explorarem os princípios da física e da engenharia por meio da construção de canhões de ar. Cinco turmas do curso de Engenharia Elétrica participaram. O desafio era derrubar uma pirâmide de copos de plástico, posicionada a uma distância inicial de cinco metros. A dificuldade aumentou à medida que a distância foi gradativamente aumentando em intervalos de três metros e determinando assim a equipe vencedora.

Os participantes se empenharam em projetar, construir e aprimorar os canhões de ar, aplicando conhecimentos teóricos a uma situação prática desafiadora. O deslocamento de ar gerado pelos canhões de ar era a chave para derrubar a pirâmide de copos de plástico, demonstrando vividamente os conceitos físicos em ação.

De acordo com o Engenheiro Eletricista Edson Schultz, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Guarapuava “o objetivo é proporcionar uma formação completa e enriquecedora para nossos alunos. Eventos como o ‘Canhão de Ar’ destacam a importância do aprendizado prático e da aplicação dos conhecimentos teóricos. Estamos comprometidos em fornecer recursos e oportunidades que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos nossos estudantes.”

ENGENHARIA ELÉTRICA NA FG

A competição também enfatizou a importância da colaboração e do trabalho em equipe, uma habilidade essencial para futuros engenheiros eletricistas. Estudantes de diferentes turmas tiveram a oportunidade de interagir e compartilhar conhecimentos, criando um ambiente de aprendizado colaborativo, dinâmico e claro um momento de integração aos acadêmicos.

O coordenador do curso também destacou os investimentos contínuos feitos pela Faculdade Guarapuava no curso de Engenharia Elétrica. “Estamos constantemente atualizando nossos recursos e laboratórios para fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para se destacarem na área de Engenharia Elétrica. Nosso objetivo é preparar os futuros engenheiros eletricistas para enfrentar os desafios tecnológicos em constante evolução.”

O vestibular para a iniciar um curso de Engenharia Elétrica ou qualquer um dos oito cursos que a Faculdade Guarapuava oferece já está aberto. Para mais informações acesse o site.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.