Da Redação, com assessoria
Pinhão – Os amantes da pesca artesanal movimentaram o Rio Iguaçu, em Pinhão, com a sétima etapa do Campeonato Estadual de Pesca Esportiva, evento beneficiado pela lei de incentivo da deputada estadual Cristina Silvestri, que inclui competições deste tipo no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná. A competição contou com a participação de 59 barcos, com equipes compostas de dois integrantes por embarcação.
“Os municípios ganham com o apoio ao incentivo do seu potencial turístico e também com a criação de uma nova cultura para a população ribeirinha, com a capacitação dessa população no manejo e, principalmente na proteção de espécies hoje consideradas em extinção, em razão da pesca predatória”.
De acordo com Cristina, a pesca esportiva rende mais que a atividade predatória e vai estimular ainda mais o roteiro turístico nos municípios do Rio Iguaçu.
“Eventos como este visam fomentar o turismo de pesca esportiva, o ecoturismo, ações de educação ambiental, além de promover a integração e a divulgação dos municípios envolvidos e ordenar e regulamentar as competições de pesca no Estado”.
A etapa que ocorreu em Pinhão integra uma competição de 12 etapas. As próximas serão em São Mateus do Sul (pesca da Traíra), dia 23 de setembro; Bituruna (pesca ao Dourado), dia 30 de setembro; Quedas do Iguaçu (pesca do Dourado), Candói (pesca da Tilápia), dia 21 de outubro; Reserva do Iguaçu (pesca ao Dourado), dia 28 de outubro.