22/08/2023

Compromisso! Esse é o diferencial

Diferencial. Esta é a palavra chave em qualquer atividade e foi justamente isso que dois eventos me chamaram a atenção no último sábado (30), em Guarapuava. O encontro sobre autismo, queiram ou não, mostrou o compromisso que a deputada Cristina Silvestri possui com o social. Durante a campanha falei com a então candidata sobre uma associação de pais de pessoas com autismo e a Cristina pediu que fosse agendada uma reunião. Durante esse encontro ouvimos relatos emocionados e emocionantes sobre as dificuldades de quem possui um autista na família. Meses depois, vamos a uma segunda reunião, desta vez no escritório político da deputada em Guarapuava. Novas pessoas, mais relatos, os mesmos problemas. Mas dessa vez a deputada já trouxe a proposta de realizar um evento com trazendo pessoas do centro Conviver especializado no atendimento de autistas. Mais de 200 pessoas participaram do "embrião" para um projeto que pode ser modelo para o Paraná e que cuja importância se resume na frase de um pai: "A minha cidade vive um momento histórico. Nunca imaginei que estaria aqui, um dia, debatendo a questão do autismo", disse Alfeu Agner, pai de autista. O segundo momento foi o desfile organizado pelo Santuário Nossa Senhora Apareceida, do bairro Bonsucesso, e que surpreendeu quem estava na XV de Novembro.  Como todo evento deve ser, a Festa da Polenta começou pequena há três anos, e hoje espera receber duas mil pessoas por noite, de quarta (03) a domingo (07). O desfile foi de "encher os olhos". Crianças, jovens, adultos, terceira idade, foram à rua para mostrar em alegoria, um pouco da história da polenta. Tudo organizado pela comunidade.

São atitudes simples que "navegam em águas diferentes",  mas que representam muito. No caso do encontro promovido pelo mandato da deputada Cristina Silvestri, só quem lá estava e acompanhou, pode dimensionar a importância da formação oferecida a familiares e, principalmente, professores e sociedade.  No caso do Santuário, é a mostra de como uma comunidade unida, organizada pode realizar e também contribuir com a sociedade. São exemplos de comprometimento, de ações altruístas, de voltar o olhar em benefício do próximo, de dar uma resposta a um grupo de pessoas que espera e que já está cansada, sem esperança e que, de repente, se sente prestigiada, valorizada. É desse diferencial que eu falo.

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo