O anúncio feito pelo secretário estadual de Educação, Flavio Arns, de que o Colégio Leni Marlene Jacob, no Bairro Primavera, será construído provocou comemorações. Arns, que também é vice-governador do Paraná, encontra-se em Guarapuava desde ontem, segunda-feira, e cumpre agendas em escolas da cidade. Às 14 horas desta terça-feira, dia 10, ele reúne-se com gestores municipais, prefeitos e secretários municipais de educação dos municípios envolvidos com a Vizivale. Será na Unicentro.
Ainda na noite de segunda-feira, dia 09, Arns, acompanhado pelo deputado estadual Cesar Filho (PPS) e pela vereadora Eva Schran (PHS) esteve no colégio do Bairro Primavera onde assumiu o compromisso de que as obras serão começadas no segundo semestre de 2012. Ans não especificou a data, mas a obra já licitada em 2011 deve passar por novo processo licitatório já que o anterior está vencido.
“O anúncio da construção do Colégio Leni alegrou a comunidade do bairro Primavera, que há tanto tempo aguardava por isso”, comemorou Eva Schran, uma das lutadoras para que a obra se concretize. No Leni Marlene Jacob estudam cerca de mil alunos, utilizando a estrutura de uma escola municipal.
“A luta em prol da construção do Colégio Leni Marlene Jacob é um pedido da comunidade do Bairro Primavera, que há anos aguarda por providências e sofre com a falta de estrutura que o prédio em que está situado oferece”, observa a vereadora Eva.
Desde que assumiu o mandato como representante do Bairro na Camara a sede própria do colégio foi uma das suas principais bandeiras. Em 2009, Eva foi na Superintendência de Desenvolvimento Educacional, em busca de informações sobre a situação da solicitação da construção do prédio do colégio. Na ocasião, Eva foi informada que o projeto estava na fase de planejamento hidráulico e elétrico.
A vereadora ainda entregou diretamente nas mãos do Governador do Estado um dossiê solicitando a construção do prédio do Colégio Leni. "Fizemos ofícios e entregamos aos órgãos competentes, aos deputados, que garantiram nos dar um retorno, que estamos aguardando até hoje. Redigimos e-mails, entregamos documentos em mãos, fizemos diversos telefonemas. Não podemos dizer que não corremos atrás e ainda estamos correndo", esclareceu a vereadora na época.
No dia 19 de junho do mesmo ano, a vereadora encontrou-se em Guarapuava com o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior e com o ex-vice-governador Orlando Pessuti, que estavam na cidade a trabalho. Em conversa com os três, o deputado Artagão Junior foi enfático ao dizer que o processo estava em andamento. "Em mais ou menos 30 dias o projeto poderá estar pronto", garantiu o deputado. Porém, nada saiu do papel até agora.
"Estamos cansados de promessas, mas esperamos que desta vez a escola seja construída para o bem dos nossos filhos. Isso será muito bom", afirma Maria Cecilia Padilha, que possui dois filhos no colégio.
Para o deputado estadual Cesar Filho que assumiu a intermeidação junto ao Governo do Estado, essa é uma conquista da comunidade. "Estamos felizes com o anúncio e os jovens do Primavera merecem mais essa conquista", afirmou.
Com assessoria da vereadora Eva Schran