O deputado federal Zeca Dirceu destinou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para fortalecer um projeto de mulheres agricultoras impactadas por barragens no Reassentamento Rural Coletivo Itá I, em Mangueirinha. O projeto, que envolve 15 mulheres, concentra-se na produção de alimentos panificados como pães, bolos e bolachas. Assim, fortalecendo a participação da agricultura familiar local na merenda escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB) firmou um termo de fomento com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para garantir que os recursos do governo federal cheguem ao coletivo. Com essa indicação do deputado Zeca Dirceu, as mulheres do projeto poderão adquirir equipamentos para a produção. Desse modo recebem forno industrial, cilindro laminador e batedeira, entre outros. Além de atender à merenda escolar, a padaria comunitária também comercializa produtos para eventos locais.
A coordenadora estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Maristela da Costa Leite, destaca a importância do projeto para fortalecer a organização produtiva, associativa e de empoderamento das mulheres. O projeto, intitulado “Estruturação Produtiva de Panificação”, tem o apoio do vereador Mussun (PDT). Bem como, do presidente do diretório municipal do PT em Mangueirinha, Aldir Reginatto, e está em fase inicial de execução, com duração de um ano.
Leia outras notícias no Portal RSN.