22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Comunidade pode participar de palestra sobre o ‘Setembro Amarelo’

Neste sábado (21), haverá uma palestra sobre a campanha setembro amarelo e a prevenção ao suicídio com o Dr. Cleber Ferreira

setembro amarelo (Imagem: Reprodução/Pixabay)

A cor que se destaca neste mês é o amarelo, representando a atenção para a saúde mental. Neste sábado (21), a comunidade pode participar de um palestra que aborda a campanha setembro amarelo e a prevenção ao suicídio. Quem vai ministrar a palestra é o psiquiatra Dr. Cleber Ferreira. A palestra começa às 20h na Cgespe em Guarapuava, que fica na rua Pedro Alves, 1535, Centro.

(Foto: Divulgação)

A campanha Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. A primeira edição ocorreu em 2015, e todos os anos este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados.Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um dos principais serviços de aconselhamento no país de pessoas que enfrentam pensamentos suicidas. De acordo com o último relatório de atividades do CVV, por meio do número de telefone 188 (ligação gratuita), 3,5 mil voluntários atendem uma média de 8 mil ligações por dia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo