22/08/2023



Cotidiano

Comunidade recebe ponte no interior de Turvo

Moradores sofrem há quatro anos tendo que dar volta de 11 Kms até a sede

rio

Rio sem a ponte (Foto: Rádio Turvo Ativo FM/Divulgação)

Após quatro anos tendo que dar uma volta de 11 quilômetros para chegar até a sede do município, moradores da localidade Dos Pachecos terão essa distância encurtada. O prefeito Jerônimo G. do Rosário entrega á comunidade, nesta quarta feira (28), às 16h30, a nova ponte sobre o Rio Cachoeira. A obra, que teve um investimento de R$ 480.721,13, beneficia diretamente cerca de 600 famílias que necessitam da travessia.

Há quatro anos a ponte rodou durante forte temporal que atingiu a localidade e até então não tinha sido reconstruída.

Para o prefeito, a conclusão da obra, que foi tratada como prioridade desde o início da sua administração, é um ato de respeito com a comunidade. “Nós entendemos como prioridade a possibilidade de deslocamento de todos os produtores rurais de Turvo de um ponto a outro no município”.  Jerônimo lembrou que a economia de Turvo tem como base a agropecuária. “Além disso, as famílias turvenses tiram o sustento desse setor. É um ato de respeito, mas acima de tudo, reconhecimento pelo trabalho de todos os produtores do nosso município”.

 A PONTE

A ponte “rodou” em 2014, após fortes chuvas. Os moradores realizaram um abaixo assinado, exigindo que os vereadores cobrassem providências da Prefeitura. O documento foi entregue ao então presidente da Câmara de Vereadores. Mas nem os vereadores e nem a comunidade foram atendidos pelo ex-prefeito Nacir Bruger.

Anunciada pelo atual prefeito, Jeronimo do Rosário, como uma das suas prioridades na administração, as negociações com o Governo do Estado foram intensificadas durante 2017. A primeira reunião foi realizada no dia 16 de janeiro de 2017, em Curitiba. Em outubro de 2017, em novo encontro no Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), Jeronimo recebeu a notícia de que as vigas seriam disponibilizadas.

As vigas para a Ponte dos Pachecos chegaram no dia 23 de janeiro à localidade e começaram a ser instaladas imediatamente.

“Foi um trabalho intenso, de realização de projeto e de visitas técnicas, mas valeu a pena. Em alguns dias, a comunidade terá a possibilidade de deslocamento retomada, numa ponte que oferece segurança a todos. Estamos orgulhosos por esta obra e, principalmente, pela comprovação de que a determinação e envolvimento de toda a nossa equipe administrativa está dando ótimos resultados para a população de Turvo”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo