22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Comunidade ucraniana do Campo Velho perde a Baba Nastácia, em Guarapuava

imagem-113831

Da Redação

Guarapuava – A comunidade ucraniana do bairro Campo Velho/Madeirit, em Guarapuava, se ressente com a morte de Dona Anástica Ivanski, conhecida como Baba Nastácia, de 89 anos. Ela entrou em óbito nesta quarta feira (22), às 12h, e o seu corpo está sendo velado na Igreja São Nicolau, na própria comunidade. Às 14h desta quinta (23), haverá celebração de missa com corpo presente e em seguida sepultamento no Cemitério Continental.

Baba Nastácia foi uma das fundadoras da comunidade ucraniana em Guarapuava. Ela nasceu na Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais, e mudou-se para Guarapuava em 1977. Tão logo chegou, começou a desenvolver trabalhos comunitários, de forma solidária, como na fundação da Igreja São Nicolau, do grupo da Terceira Idade, participando ativamente das celebrações da Igreja. Neste ano, ela foi homenageada no Dia da Mulher, com a outorga de Mulher Cidadã, concedida pelo Legislativo Municipal.

De acordo com Antonio Coxeki, uma das lideranças da comunidade, Baba Nastácia foi um exemplo na preservação da cultura ucraniana. “A comunidade ucraniana expressa a sua homenagem a ela”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.