(*Da Assessoria)
No mundo das invenções e inovações as ideias surgem a todo momento. Às vezes elas ocorrem de forma estruturada, por meio de projetos, e em outras situações podem surgir de forma repentina. O resultado desses estudos se traduz naquilo que se denomina de “engenhocas”.
Na Faculdade Guarapuava, o curso de Engenharia Elétrica realiza anualmente um evento que reúne inúmeras engenhocas desenvolvidas por alunos do ensino médio. De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Edson Schultz, o objetivo do evento é incentivar os alunos a desenvolver dispositivos ou ações que contribuam para a melhoria do cotidiano das pessoas em suas atividades particulares e profissionais. Ao final dos trabalhos é concedida uma premiação aos projetos considerados mais inovadores.
Mesmo diante dos problemas enfrentados com a pandemia, a ano de 2020 foi bastante produtivo e a quantidade de projetos desenvolvidos surpreendeu tanto em relação ao expressivo número de participantes quanto à qualidade dos trabalhos apresentados. “Nós temos uma comunidade engajada nas soluções de problemas sociais por meio do desenvolvimento de tecnologias criadas através de estudos e pesquisas de qualidade”, afirma o diretor geral da Faculdade Guarapuava, Leonardo de Mattos Leão.
No último dia 25 de janeiro, em evento realizado na instituição, foram divulgados os resultados da premiação dos projetos apresentados. Como Projeto Destaque, o vencedor foi o aluno do Colégio Estadual Carneiro Martins, Remy César Ruszki, que desenvolveu uma coladeira. Este mesmo projeto conquistou também o 3º lugar entre os projetos classificados.
Os projetos vencedores foram: Em 1º lugar, o biodigestor caseiro, desenvolvido pelas alunas do Colégio Estadual de Segredo, Larissa Zemolin Capra e Maiara da Silva Siqueira.
O 2º lugar foi conquistado pelo projeto “Avaliação do espectro de fontes de luz por meio de um espectroscópio caseiro”, apresentado pelos estudantes Roberta Milczwski e Gabriel Cortes Pires Leopolski, do Colégio Aliança.
O Vestibular para o curso de Engenharia Elétrica é on-line e gratuito. Acesse o site.
Leia outras notícias no Portal RSN.