Um concurso cultural pelo TikTok pretende conscientizar jovens e adolescentes contra o tabagismo em Guarapuava. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Município quer falar com esse público sobre os riscos à saúde que os cigarros eletrônicos trazem. Por isso, o concurso reunirá vídeos educativos sobre o tema.
Além do alerta, a ação também que reconhecer talentos da comunidade escolar de Guarapuava. Desenvolvido pelo Departamento de Atenção à Saúde, a Campanha Contra o Tabagismo tem parceria do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) e do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara.
De acordo com uma das idealizadoras do concurso, a enfermeira Audineia Martins Xavier, a atividade também destaca os danos à saúde, dependência de nicotina e impactos negativos a longo prazo. “O foco está em empoderar os jovens a tomar decisões informadas e saudáveis em relação ao uso de produtos de tabaco e similares”.
A ação caminha junto com campanhas estaduais e nacionais. Isso porque, nesta terça (29), lembra-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Por isso, as atividades, além de alertar sobre os riscos à saúde, também falam sobre os impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo consumo de tabaco.
O CONCURSO
Os participantes do concurso devem produzir um vídeo de cunho educativo que transmita a mensagem de combate ao cigarro eletrônico. Podem participar alunos da rede pública e privada de Guarapuava, que estejam cursando o ensino médio ou médio integrado, tendo a idade mínima de 15 anos.
Conforme a diretora do colégio Estadual Ana Vanda Bassara, Marly Lobregati, o concurso também possibilita que os jovens conscientizem família e amigos sobre o tema. “Eles farão campanhas para mobilizar os jovens para o não uso do cigarro eletrônico. É um trabalho muito necessário e importante”.
As inscrições iniciam hoje (29) e seguem até 29 de setembro. Por fim, o resultado e a premiação saem no dia 4 de outubro, durante o Educatech, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.
PREMIAÇÃO
A premiação possui três categorias: Vídeo com mais curtidas no TikTok (1º lugar); Vídeo mais criativo (1º lugar); Vídeo com melhor mensagem transmitida (1º e 2º lugares). Entre os prêmios, há celulares, dispositivos Kindle para leitura, planos semestrais de academia, ring light, cesta de produtos, relógio digital smartwatch, entre outros.
Ainda junto ao concurso está o Projeto POD/Não pod, uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava com o mesmo intuito. As fichas de inscrição, premiações e critérios estão disponíveis no regulamento.
Leia outras notícias no Portal RSN.