22/08/2023

Concurso sobre prevenção às drogas mobiliza 15 mil alunos em Guarapuava

* Da Redação, com assessoria – edição RT

Um concurso que estimula o debate entre pais e filhos sobre prevenção às drogas está mobilizando a participação de 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Guarapuava.

O 1º Concurso Cultural de Desenho: Criar e Prevenir está sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social. Com o tema “Educação na prevenção ao uso de drogas”, estão participando alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais de Guarapuava. O objetivo é estimular o diálogo entre as crianças e seus pais sobre o assunto para que elaborem desenhos relativos ao tema.

Esta é mais uma ação do Departamento de Políticas sobre Drogas, que, criado pela atual administração em 2013, atua na prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de drogas recuperados. De acordo com o coordenador do departamento, Giovani Caetano Jaskulski, o concurso vai envolver, no mínimo, 30.000 pessoas. “Escolhemos as crianças como foco desse trabalho por notarmos que são as principais fiscalizadoras dos adultos, cobrando, por exemplo, que usem cinto de segurança e descartem o lixo corretamente. O concurso busca então inserir o assunto sobre drogas no ambiente familiar para que boas iniciativas aconteçam dentro dos lares guarapuavanos”, explica.

O concurso está dividido em cinco categorias. “Os três alunos vencedores de cada categoria ganharam um kit surpresa preparado pelo departamento. É uma forma de estimular os jovens a continuarem promovendo discussões sobre o tema por meio de manifestações artísticas”, adianta Jaskulski. O prazo para o envio dos desenhos termina no dia 9 de setembro.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo