22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Conferência debate o futuro de Guarapuava até 2035

A conferência contará com 50 dias de palestras e discussões que vão selecionar 10 propostas compiladas num livro sobre o futuro da cidade

CONFERENCIA

Conferência reúne lideranças (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Guarapuava do ano 2035 começa a ser desenhada agora a partir de inovação e tecnologia. Para isso, uma conferência que vai durar até 9 de Dezembro, dia do aniversário do município, envolve mais de 30 entidades. Conforme a Prefeitura, serão 50 dias com palestras e atividades que vão debater propostas nas áreas de ecossistema e políticas públicas de inovação. Além de Educação para o Empreendedorismo e a Cidade da Próxima Geração.

As atividades destinam-se a moradores, empresários, acadêmicos, especialistas em tecnologia, entre outros. Promovidos pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, os debates resultarão num livreto contendo 10 propostas de desenvolvimento para Guarapuava.

De acordo com Ana Cláudia Klosouski, coordenadora do Emprime, a meta é dar mais rapidez às tomadas de decisão que influenciam diretamente na vida das pessoas. “Assim, por exemplo, nós vamos discutir com o Município, a Câmara de Vereadores e Governo do Estado e propor o aperfeiçoamento das leis”.

De acordo com Agenor Felipe Krysa, consultor do Sebrae, a conferência ajudará no compartilhamento de ideias e informações que permitam construir o caminho para que Guarapuava atinja um novo patamar de desenvolvimento. “Nosso objetivo é envolver a sociedade nas discussões em torno dessa visão de futuro. Dessa forma, conseguiremos elaborar projetos e ações que sejam implementados nos próximos anos, dentro desse ambiente inovador que já existe na cidade”.

APLICATIVO

Conforme o presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava Sávio Denardi, criou-se um aplicativo para que alunos, professores e líderes, participem. “Queremos que se envolvam, deem suas opiniões para que juntos com esse ecossistema possamos construir a Guarapuava que queremos”.

Para a deputada estadual Cristina Silvestri, o município traz representatividade em um projeto que planeja o futuro. Já o prefeito Celso Góes disse que está entusiasmado com a ideia. “Um fórum tão agregado de pessoas, com um projeto que transforma a nossa cidade em uma das cidades mais inovadoras do Brasil, é uma ideia brilhante”.

SERVIÇO

Para acompanhar a programação e participar da conferência é necessário baixar o APP, CG 2035 disponível nas versões para Android e IOS.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.