22/08/2023

Conferência Estadual da Cultura começou hoje (21)

imagem-59602

Neste final de semana (21 e 22), pela primeira vez, Guarapuava sedia a Conferência Estadual da Cultura, que está na 3ª edição. O encontro, que reúne mais de 500 pessoas de todo o Paraná na Unicentro, tem como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Para o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, as conferências democratizam a formulação das políticas públicas. “O poder público, a população e as entidades podem opinar sobre os mais diversos temas. Em Guarapuava, a atual administração está comprometida em promover a cultura e sediar a conferência estadual nos auxilia neste sentido. Uma das nossas ações será a realização da Virada Cultural, em outubro, em parceria com o Governo do Estado”, adianta.

O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, destacou que o interior precisa melhorar e explorar mais suas potencialidades culturais. “Queremos incentivar o desenvolvimento da cultura no interior e, a partir da conferência, levar as propostas para Brasília, em novembro, e traçar um Plano de Cultura equilibrado que atenda tanto os grandes quanto os pequenos centros”, avalia. “O prefeito Cesar Filho já nos procurou e mostrou a vontade em movimentar o setor. O fato de Guarapuava ser um polo educacional ajuda muito o município a se destacar”, completa.

O secretário de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo, Avanir Mastey, que também é professor de filosofia, já participou de outras edições do encontro e parabenizou Guarapuava pela recepção. “Sabendo que a cidade realizou sua primeira conferência municipal este ano e já está recebendo uma conferência estadual, tenho que parabenizar a iniciativa, pois é muito importante para que a sociedade veja que o poder público está envolvido com melhorias para esse setor”, afirma.

Na programação desta tarde, teve discussão, elaboração das propostas e eleição dos 513 delegados que vão participar da etapa nacional, sendo 294 da sociedade civil e 219 da área governamental. Amanhã, as atividades recomeçam às 9h, com a plenária para apreciação coletiva das proposições, seguida pela ratificação pela plenária dos delegados eleitos nos grupos de trabalho e apresentação das moções. A conferência é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Prefeitura de Guarapuava.

Com assessoria/Prefeitura

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo