Participantes da 2a Conferência Municipal de Educação reunidos nesta terça-feira (02), no auditório da Unicentro debatem durante a tarde os sete eixos preconizados pela Conae (Conferência Nacional da Educação). Divididos em grupos, eles definirão propostas que serão levadas à Conferência Estadual. Com o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”, a conferência municipal é uma preparação para a etapa estadual que acontece de 24 a 26 de setembro, em Curitiba.
Presente à abertura do evento, o prefeito Cesar Filho disse que a educação é um tema que deve ser olhado maior atenção por todos os governantes. "A preocupação da nossa administração não é só com a estrutura das escolas, mas também com a valorização dos educadores. Se tivermos professores motivados e apaixonados pelo seu trabalho, construiremos uma educação de qualidade em Guarapuava”, disse o prefeito.
"O nosso objetivo é tirar dessa conferência ideias simples, pois não precisamos inventar a roda, para que a educação municipal, estadual e nacional seja transformadora como acreditamos que deve ser”, afirma a secretária Sandra Zanette.
A abertura do evento teve a participação da secretária de Educação e Cultura de Guarapuava, Sandra Zannette, do deputado federal Ângelo Vanhoni, da vereadora Nerci Guiné, representando a Câmara Municipal, e do chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Guarapuava, o vereador José Valdir Kukelcik.
Durante a manhã o encontro prosseguiu com uma palestra ministrada por um dos redatores do Plano Nacional de Educação, deputado federal Ângelo Vanhoni, que discorreu sobre a importância da participação dos professores na elaboração do PNE. “A educação e o conhecimento estão entre as principais ferramentas de transformação da realidade, consolidação da cidadania e desenvolvimento econômico-social. Estamos aqui, juntos, para auxiliar na elaboração de um plano que desenvolva uma escola que proporcione a seus alunos todas as condições necessárias para concluir cada ciclo de ensino na idade certa”, afirmou o deputado do PT.
Na conferência, o prefeito destacou a importância da valorização do profissional de educação e o quanto a atual administração está preocupada em reconhecer os esforços dos professores em construir uma educação de qualidade. Ainda aproveitou a oportunidade para reafirmar que a prefeitura está aberta para ouvir a todos os educadores, estabelecendo uma relação de transparência em todas as ações. “Nós já estamos avançando na educação em Guarapuava. Em fevereiro, quando o Governo Federal divulgou o novo piso salarial nós aderimos imediatamente e ainda, pela primeira vez, com os recursos disponibilizados, nós aumentamos a renda dos servidores municipais e os nossos professores estão com o salário acima do piso estabelecido. Foi uma decisão que a nossa administração tomou em respeito a um compromisso de estabelecer uma política de valorização continuada”, comemora Cesar Filho.
Eixos da Conae 2014
1- O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e regulação;
2- Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
3- Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
4- Qualidade da Educação: democratização ao acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
5- Gestão democrática, participação popular e controle social;
6- Valorização dos profissionais da educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
7- Financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Com assessoria/Prefeitura