A divulgação da nota do Enem de 2024 ocorreu nessa segunda (13) na área do participante do Inep. Agora, com a nota em mãos, os estudantes podem utilizá-la para ingressar em uma faculdade pública, por meio do Sisu, e também em universidade particulares, por meio do ProUni e Fies. Dessa forma, o Portal RSN traz o cronograma completo do Sisu, ProUni e Fies para que os interessados não percam os prazos.
INSCRIÇÕES SISU
As inscrições do Sisu começaram na segunda (17) e seguem até esta terça (21). A divulgação dos alunos aprovados em primeira chamada ocorrerá no dia 26 de janeiro. Os aprovados terão entre o dia 27 e 31 de janeiro para fazer a matrícula nas universidades. Por fim, os alunos não aprovados poderão solicitar para aguardar a segunda lista no período entre 26 e 31 de janeiro.
O Sistema de Seleção Unificada é um programa do governo criado em 2010 que separa uma quantidade de vagas nas universidades públicas para alunos que prestaram o Enem. Os interessados podem conferir as universidades que participam do programa e a quantidade de vagas disponíveis para cada curso no Portal do MEC.
Metade das vagas são para alunos cotistas. As cotas são divididas entre famílias que recebem até um salário mínimo e pessoas que se identificam como pretos, pardos ou indígenas. Dessa forma, as vagas restantes são disputadas por todos os outros alunos.
INSCRIÇÕES PROUNI
As inscrições deverão abrir no dia 24 de janeiro e fechar em 28 do mesmo mês. A publicação da primeira chamada ocorrerá no dia 26 de fevereiro. Posteriormente, a divulgação da lista da segunda chamada ocorrerá dia 26 de março. Entre o dia da divulgação da segunda lista e o dia seguinte, os alunos não aprovados poderão entrar na lista de espera.
O Programa Universidade para Todos existe desde 2004 para oferecer bolsas de estudos entre 50% e 100% da mensalidade de universidades privadas. Dessa forma, os alunos que podem concorrer a uma bolsa integral precisam confirmar que a renda familiar é de um salário mínimo e meio por pessoa. Em contrapartida, a renda familiar máxima que um aluno pode ter para receber a bolsa de 50% através do programa seria de três salários mínimos por pessoa.
INSCRIÇÕES FIES
As datas de inscrição do FIES 2025 são entre os dias 4 e 7 de fevereiro e a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 18 do mesmo mês. Posteriormente, no dia 25 de fevereiro, ocorrerá a aberta da lista de convocação para a fila de espera do FIES.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil que permite financiar a graduação de estudantes brasileiros em cursos presenciais pagos e bem avaliados pelo Ministério da Educação. O programa cobre até 100% das mensalidades, dependendo da renda familiar do estudante.
Por fim, para ter acesso ao FIES, o estudante precisa preencher alguns requisitos como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010, ter superado 450 pontos no Enem e ter tido nota acima de zero na redação. Há ainda um processo seletivo para se candidatar ao programa.
Leia outras notícias no Portal RSN.