22/08/2023
Cotidiano Paraná

Confira o que abre e fecha no recesso de Natal e Ano Novo no Paraná

Conforme o Governo, serviços essenciais como hospitais e delegacias de polícia funcionam normalmente. Atividades retornam em 3 de janeiro

Palacio Iguacu

Conforme o Governo, serviços essenciais como hospitais e delegacias de polícia funcionam normalmente. Atividades retornam em 3 de janeiro (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento durante o recesso para as festas de Natal e Ano Novo. A partir desta quinta (23), alguns serviços sofrem alterações. Contudo, as medidas não abrangem os serviços essenciais, que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias de polícia.

Assim, a partir de 3 de janeiro de 2022, as atividades serão retomadas no Estado. Veja como fica o atendimento durante as festas nos órgãos públicos do Estado.

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Fecha dia 23 de dezembro de 2021 e retorna dia 3 de janeiro de 2022. Entretanto, as Agências do Trabalhador dos municípios seguirão decretos estabelecidos pelas prefeituras.

BIBLIOTECA PÚBLICA

A Biblioteca Pública do Paraná fecha entre 23 de dezembro e 3 de janeiro, quando retornará com o atendimento normalizado em todos os setores. Até então, apenas os serviços de empréstimo e devolução estavam sendo oferecidos com atendimento no hall.

CEASAS

As cinco Ceasas do Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu), estarão fechadas nos sábados, dias 25 dezembro e 1º de janeiro. De acordo com a Agência, a Ceasa de Curitiba também fecha na segunda (3). Contudo, os respectivos mercados atendem normalmente na véspera de Natal (24), e na antevéspera de Ano Novo (30).

Já a Administração Central da Ceasa estará em recesso de 24 a 31 de dezembro. O retorno das atividades ocorrerá no dia 3 janeiro. Confira os respectivos endereços, horários e dias de funcionamento das Ceasas do Paraná aqui.

COHAPAR

Conforme as informações, a sede e os escritórios regionais da Cohapar fecham para atendimento a partir de 23 de dezembro e retornam às atividades normais em 3 de janeiro. Desse modo, serviços de emissão de segunda via de faturas, consulta de débitos, cadastro em projetos habitacionais e consultas de empreendimentos continuam disponíveis 24h por dia pelo site cohapar.pr.gov.br.

Após o retorno ao expediente normal, é possível obter atendimento telefônico ou presencial. Porém , precisa de atendimento prévio, em todos os postos de atendimento da companhia.

DEPARTAMENTO DE POLÍCIA PENAL

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, as penitenciárias e cadeias públicas de todo o Estado vão funcionar normalmente em regime plantão durante o recesso de Natal e Ano Novo. Apenas as atividades administrativas se encerram no dia 22 de dezembro e retomam no dia 3 de janeiro.

No litoral, onde está ocorrendo o Verão Paraná – Viva a Vida, as equipes foram reforçadas.

POLÍCIA CIVIL

As delegacias vão atender normalmente, em plantão, exceto as de área administrativa. Assim, os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs), anexos ao 1º Distrito (Rua André de Barros, Centro – Curitiba) e ao 8º Distrito (Portão), que atendem durante a madrugada, também funcionarão no esquema de plantão durante o feriado.

Já no Litoral, as delegacias atendem a população devido ao Verão Paraná – Viva a Vida, sem interrupções.

POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS

Todos os serviços operacionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná estarão disponíveis para a população. Além disso, haverá policiamento preventivo, ostensivo e regular, atendimento ao trauma em emergência. De acordo com a Agência, haverá reforço de efetivo durante o feriado, durante 24 horas por dia.

Os serviços disponíveis no aplicativo 190 PR, o telefone 190 para a Polícia Militar e 193 para o Corpo de Bombeiros estarão disponíveis 24 horas por dia. Somente os setores administrativos das corporações deixarão de funcionar. Estas atividades serão retomadas normalmente no dia 3.

POLÍCIA CIENTÍFICA

Conforme a Agência, os serviços de medicina legal e criminalística para atendimento a mortes violentas funcionará normalmente em regime de plantão ininterrupto. No Litoral e Regiões de maior fluxo de pessoas está sendo reforçado o efetivo operacional nas unidades, principalmente no litoral devido ao Verão Paraná – Viva a Vida.

COMPAGAS

O atendimento presencial estará fechado nos dias 24 e 31/12. Nestes dias, o cliente pode ter acesso à Central de Atendimento pelo 3004-3400 e à agência virtual – Compagas Virtual – pelo site compagas.com.br.

COPEL

Já o atendimento presencial da Copel estará fechado nas tardes dos dias 24 e 31/12. Nestes períodos, ficam disponíveis os canais de atendimento do site da empresa, aplicativo, telefone e whatsapp (41) 3013-8973.

DETRAN

De acordo com a informações, o fechamento abrange os dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. Nos dias 27, 28 e 29 a autarquia funciona normalmente, das 8h às 14h, e retoma o expediente normal no dia 3 de janeiro de 2022. Entre o dia 29 de dezembro, a partir das 16h e 3 de janeiro, pela manhã, o portal do Detran-PR estará com alguns serviços indisponíveis.

O motivo é a manutenção e atualização dos sistemas. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, o sistema para pagamento do IPVA também estará paralisado para atualização nestes dias. Desta forma, os cidadãos que necessitarem de algum serviço para este ano ainda deverão solicitá-lo ao órgão até o dia 29 de dezembro às 16h.

Assim sendo, fora deste período, o usuário pode contar com os mais de 130 serviços oferecidos de forma on-line. Entre eles, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 2ª via da CNH, emissão de documentos, pagamentos de débitos e multas. E ainda, consulta de informações.

HEMEPAR, FOMENTO PARANÁ E JUNTA COMERCIAL

As unidades estarão abertas todos os dias, exceto nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 e 1º de janeiro. Além disso, a Fomento Paraná terá o atendimento suspenso somente nos dias 24 e 31/12. E por fim, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) fecha dia 22 às 17h, e retorna dia 3 de janeiro.

PARQUES ESTADUAIS

Conforme a Agência, os parques estaduais do Paraná não receberão visitantes nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Nas demais datas, as Unidades de Conservação funcionam normalmente até as 17 horas, fechando apenas nas terças para manutenção.

No entanto, o Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba, permanece fechado para visitação. O motivo são obras de reparos na trilha.

RECEITA ESTADUAL

O atendimento ao público nas agências e delegacias da Receita será suspenso a partir do dia 23, retomando as atividades no dia 3 de janeiro.

SANEPAR

As Centrais de Relacionamento funcionarão normalmente de segunda a quinta. Porém, nas sextas (24 e 31), funcionarão no período da manhã em todas as localidades. Além disso, o 0800 200 0115 vale todos os dias.

PROCON

Atendimento presencial fecha dia 23 de dezembro e retorna dia 3. No entanto, o atendimento on-line ocorrerá ininterruptamente por meio deste endereço. Os Procons municipais seguirão decretos estabelecidos pelas prefeituras.

ESPAÇOS CULTURAIS

A maioria só fecha no dia dos feriados de Natal e de Ano Novo, dando a oportunidade a visitantes e turistas aproveitarem os dias livres para a experiência de ver uma boa mostra. Por fim, para acessar os horários e a programação dos espaços culturais acesse aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.