22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Congresso Internacional começa nesta quarta (10) em Guarapuava

Representantes de diversos países e religiões se reúnem em três dias de atividades

catedral-guarapuava

Catedral Nossa Senhora de Belém será uma das atrações durante o Congresso (Foto: Arquivo/RSN)

Começa nesta quarta (10) o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, em Guarapuava. A abertura oficial será a partir das 20h no Vittace Centro de Convenções e Eventos. Serão três dias de congresso. Entre as atividades haverá painéis, espaço de negócios e mesas redondas sobre a importância do turismo mundial no âmbito religioso e sustentável.

Além disso, alguns dos roteiros já foram divulgados pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura – que é parceira do congresso. Os participantes poderão conhecer os santuários de Guarapuava e a história e a arquitetura da Catedral Nossa Senhora de Belém. Entre os palestrantes estão representadas as seguintes denominações religiosas: católica, muçulmana, espírita, indígena, presbiteriana, luterana, ucraniana, candomblecista, umbandista, entre outras, que juntos debaterão por meio de conferências.

Os representantes de cada religião, entretanto, são de diversos lugares do mundo. Ao todo, 35 especialistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Honduras, Espanha e Portugal abordarão a temática em vários aspectos, inclusive como atividade econômica.

Além disso, os congressistas poderão conhecer histórias de igrejas que fazem parte da cidade. Em paralelo ao congresso, será promovido o Projeto Jovem que apresenta propostas de passeios e circuitos. O projeto inclui ainda, campanhas de conscientização, difusão e/ou marketing, elementos de comunicação, sinalização ou ações criativas idealizadas por estudantes.

Outra programação é a Rodada de Negócios entre empresas de turismo, focadas no turismo religioso. Ao final, todos os participantes receberão certificados de 20h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.