O 5º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde organizado este ano pela UniGuairacá Centro Universitário reuniu centenas de participantes. De acordo com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Instituição, além de pessoas do Paraná, participaram pesquisadores da área da Saúde de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Assim, durante os três dias de congresso, houve a apresentação de 140 trabalhos. Para a Vice-Reitora da UniGuairacá, Prof. Dra. Kelly Cristina Nogueira Soares, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e coordenadora do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde, foram dias enriquecedores.
As palestras e mesas redondas tiveram assuntos extremamente relevantes e importantes. Elas trabalharam o contexto da promoção da saúde e a importância do trabalho interdisciplinar. Portanto, foi um congresso de muito conhecimento, troca de experiências e contribuições ricas aos ouvintes.
Desse modo, para a Dra. Kelly, pensar em promoção da saúde é uma necessidade cada vez mais urgente em todo mundo. Para tanto, discutir, pensar e ampliar os conhecimentos sobre o tema é fundamental para a construção de uma sociedade melhor e com mais saúde.
“Nas apresentações orais, diferentes áreas foram contempladas e a promoção da saúde apareceu como elemento central e estratégico para o enfrentamento às diferentes doenças e agravos que afetam a população. Os dois momentos (mesa redonda e apresentação de trabalhos) proporcionaram conhecimento, troca de experiências e reflexões nas mais diversas áreas em saúde, aspectos fundamentais para formação e capacitação dos participantes do evento”.
SOBRE O CONGRESSO
O congresso é feito a cada dois anos por seis instituições de ensino superior que possuem cursos de Mestrado e Doutorado de Promoção da Saúde no Brasil. Em 2022, a UniGuairacá ficou responsável pela organização do evento, com transmissão de todas as atividades desenvolvidas.
O evento é um espaço de debate sobre as tecnologias, inovações e ações na área da saúde em diferentes eixos temáticos. Desse modo, o objetivo é promover a divulgação científica. Bem como, estimular a pesquisa na área da saúde e promover a integração entre grupos de pesquisa e outros mestrados de Promoção da Saúde do Brasil.
Por fim, além do 5º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, a UniGuairacá também sedia a VI Semana Integrada dos Cursos de Saúde. E ainda, o I Encontro de Egressos dos Programas de Pós-Graduação de Promoção da Saúde.
Leia outras notícias no Portal RSN.