22/08/2023
Cotidiano

Conheça Heinrich Juhn, o responsável pela aliança entre Guarapuava e Rastatt

imagem-60802

Durante a última semana, Guarapuava recebeu uma delegação da cidade alemã de Rastatt. A visita dos alemães a cidade tinha como objetivo comemorar os 25 anos de uma parceria entre as duas cidades. Em 1988 o então prefeito de Guarapuava, Nivaldo Kruguer, assinou um termo de cooperação e intercambio que transformou os municípios em cidades coirmãs.

Um dos grandes responsáveis por isso for Heirich Juhn, um “iuguslavo – brasileiro-alemão” simpático que fez história por onde passou. Nascido em 1937, Heinrich chegou ao Brasil com 14 anos e foi um dos primeiros habitantes de Entre Rios. “Aqui a gente trabalhava com a plantação, trabalhava muito fazendo as demarcações e tudo mais”.

Heinrich também trabalhou na cidade de Curitiba e foi lá que conheceu sua esposa. “Fui o segundo de Entre Rios a casar com uma mulher brasileira. Todo mundo me olhava e dizia Heinrich você é louco de não casar com uma mulher nossa” brincou ele. “Esperto é ele não é mesmo?” emendou o amigo de longa data Nivaldo Kruguer.

E foi justamente a amizade entre os dois que fez a pareceria entre os municípios dar certo. Depois de se casar e ter três dos quatro filhos no Brasil, Heinrich voltou a Alemanha e lá se tornou vereador na cidade de Rastatt. Como é tradicional no país, a cidade tem várias parceria com outras cidades do mundo inteiro e pensando nisso é que Heinrich procurou Nivaldo para realizar a parceria. “Nunca imaginei que 25 anos depois estaria aqui novamente com o Kruguer. Estar aqui é bom demais” falou o emocionado Heinrich.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.