Da Redação
A Secretaria Estadual de Segurança, através do Conselho de Políticas Sobre Drogas, esteve em Guarapuava na tarde desta quinta feira (24), em uma reunião com representantes municipais, onde o principal objetivo foi o convite para o 1º Congresso Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas do Paraná, que será realizado entre os dias 6 a 8 de outubro, na cidade de Pontal do Paraná.
Esteve representando o Estado, Rosane Ferrante Neuman, Diretora do Departamento de Políticas Públicas Sobre Drogas e que é também a presidente do Conselho Estadual. “Estamos visitando vários municípios do Paraná para fazer o convite para o Congresso Estadual e para também proporcionar uma integração e aproximar os Conselhos Municipais e conversar sobre as propostas e demandas de cada região. Guarapuava foi a 19ª cidade que visitamos nas últimas duas semanas”, declarou Rosane. Ela comentou ainda sobre a atuação do Conselho Municipal de Guarapuava. “Pelo que vimos e conversamos hoje, Guarapuava está no caminho certo. A cidade está bem representada”, finalizou.
O atual presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas é Carlos Henrique Redkva, que destacou a importância do contato da comunidade para tentar diminuir os problemas sociais que as drogas causam na sociedade. “O Conselho tem se reunido todo mês para alcançar nossos objetivos. Sabemos da importância do contato com a comunidade e também acompanhamos o Proerd, que é uma ferramenta fundamental para a conscientização das pessoas em relação ao mal que as drogas causam”.
Redkva destacou ainda que com a ajuda do Conselho Municipal, recentemente duas leis foram aprovadas na Câmara de Guarapuava. “Conseguimos recentemente aprovar duas leis. Umas que proíbe a venda de narguilés para menores de idade e também proibindo o uso em espações públicos. A outra foi a proibição da comercialização de produtos que façam apologias ao uso de drogas”, explica.