22/08/2023
Cotidiano

Consumidor que encontrar produto vencido levará outro de graça

imagem-94657

Taís Nichelle

Na correria cotidiana, onde o tempo é um dos bens mais preciosos, pequenos descuidos acabam acontecendo. Um deles é não conferir a data de validade dos produtos antes de colocar no carrinho de compras. “Sinceramente, eu não tenho muito o costume de olhar. No caso dos laticínios, eu até lembro às vezes de conferir a data de validade, mas no resto eu não olho”, declara a dona de casa Marli Regina Silveira.  

O que Dona Marli não sabia, é que os consumidores paranaenses têm um incentivo a mais para ficarem atentos ao prazo de validade dos produtos. A campanha "De olho na validade”, permite que o consumidor que encontrar um produto vencido nas gôndolas de supermercados leve um produto igual ou similar, dentro do prazo de validade, sem pagar nada. "Com certeza agora eu vou conferir sempre, muito boa essa campanha", diz ela.

Os supermercados também são beneficiados com o programa, já que a fiscalização dos clientes ajuda o estabelecimento a se manter dentro da lei. “O nosso estabelecimento contrata um funcionário apenas para retirar produtos vencidos das prateleiras, mas no caso de ele deixar passar algo, é bom saber que o consumidor ficará de olho e terá seu direito garantido”, declara Nilton Cesar Matoso, gerente de um supermercado no centro de Guarapuava.

Regulamento 

A campanha de “Olho na Validade” é uma cooperação técnica entre o PROCON-PR, a Secretaria de Saúde, o Ministério Público e a Associação Paranaense de Supermercados – APRAS. A regra da gratuidade só vale se a desconformidade for reclamada no momento da compra (antes de passar no caixa e de sair do estabelecimento) e para supermercados associados à Apras e que aderirem à campanha. De acordo com o Procon, os supermercados participantes colocarão em local visível, cartazes identificando a campanha. Caso o produto escolhido pelo consumidor tenha valor maior do que o que estava vencido, o cliente arcará com a diferença. 

Estabelecimentos participantes da campanha em Guarapuava

Rede de Supermercados Superpão
Supermercado Dal Pozzo
Supermercado Nahm & Nahm
Fabian Supermercados LTDA
Millrath & Cia LTDA
Nagahi Supermercado LTDA
Mix Center LTDA
Supermercado Realeza LTDA
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.