Para quem quer ficar em dia com as contas, os Procons de todo o Paraná iniciaram nesta segunda (7), um mutirão on-line de renegociação de dívidas. Desse modo, mais de 160 bancos e instituições financeiras participam da ação, que segue até o dia 31 de março.
Conforme o Procon, a iniciativa envolve o Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Febraban e Associação Brasileira de Procons (Proconbrasil). A coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche, explicou que o mutirão pela internet deve facilitar a vida do consumidor. Isso porque, ele vai poder negociar as dívidas e obter descontos.
Para o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Levrepost, a ação é importante, “ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e endividamento”.
COMO PARTICIPAR
Para participar, basta o consumidor fazer o registro na plataforma. Após receber um login e senha, o interessado fará o relato do problema, manifestando o desejo de participar do mutirão de renegociação de débitos.
No momento do preenchimento do registro, é importante que o consumidor informe corretamente os telefones e e-mail para contato. Já que esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes.
Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.
Leia outras notícias no Portal RSN.