22/08/2023
Economia

Consumidores procuram, mas poucas lojas abrem no domingo

Leitores da RSN enviaram e-mails hoje reclamando da falta de adesão por parte dos empresários na abertura do comércio em Guarapuava ontem, domingo (09). De acordo com os consumidores, poucas lojas aderiram à campanha. Para presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, aumento no número de estabelecimentos abertos está sendo gradativo.

A Acig e a CDL realizaram nos últimos dias uma intensa campanha de divulgação junto à população de Guarapuava informando que o comércio estaria aberto no domingo que antecede ao Dia das Crianças, ontem (09), das 13h00 às 19h00. De acordo com o presidente da CDL, Leonel Ribas, apesar de estar sendo considerada baixa a adesão à proposta de abertura aos domingos, o número vem aumentando significativamente. “Este foi o segundo mês em que estamos incentivando a abertura do comércio aos domingos. No primeiro mês cerca de três a quatro lojas, principalmente as grandes redes, abriram as portas. Ontem, porém, esse número já saltou para 12 ou 13 lojas abertas”, explica Ribas.

Para o presidente da CDL o número de estabelecimentos abertos aos finais de semana tende a aumentar com a divulgação dos resultados positivos que estão sendo obtidos por quem está aderindo à abertura. “Quem abriu já está sentindo reflexos positivos. Quem não abriu ainda está vendo que a abertura dá resultados. Da mesma maneira o consumidor cria o hábito de comprar aos domingos quando as lojas efetivamente estão abertas. É um trabalho constante que está sendo realizado para transformar Guarapuava num grande pólo de compras”, enfatiza Leonel Ribas.

A decisão de abertura do comércio foi tomada conforme cláusula trigésima sexta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que autoriza a abertura do comércio no domingo anterior a datas comemorativas, ou no segundo domingo de cada mês.

De acordo com o presidente da CDL, o objetivo da campanha que está sendo realizada em parceria entre Acig e CDL, é chamar a atenção do comércio sobre a possibilidade de abrir aos domingos e atrair o consumidor para que faça compras de forma tranqüila aproveitando a tarde num passeio com a família. “Vamos continuar com a campanha de divulgação, incentivando a abertura do comércio e também atraindo os consumidores durante o domingo”, conclui Leonel Ribas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.