22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Conta de luz fica mais cara a partir de hoje (1º)

Com a tarifa extra mais cara do sistema elétrico, consumidores sentirão impacto direto no bolso. Mas a Opção Energia ensina como fugir do aumento

Conta fica mais cara a partir de hoje (1º) (Foto: Divulgação)

A partir de hoje (1º), entra em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema de bandeiras da Aneel. Isso significa acréscimo de R$ 9,79 a cada 100 kWh consumidos, impactando diretamente o valor da conta de luz de famílias e empresas.

A justificativa é o aumento no custo de geração de energia. Com reservatórios em níveis mais baixos e maior uso de termelétricas, a energia fica mais cara — e quem paga essa conta é o consumidor. Mas de acordo com empresário Diogo Mussoi, da Opção Energia, o que muita gente ainda não sabe é que é possível fugir dessa cobrança extra.

“Empresas e residências que optam por energia limpa via geração distribuída não são afetadas pelas bandeiras tarifárias. É isso mesmo: quem usa energia renovável de fontes como solar ou pequenas centrais hidrelétricas não paga a bandeira vermelha”.

Além de escapar desses aumentos, Mossoi afirma que a economia direta na conta de luz que pode chegar a 35%. “Tudo isso sem precisar investir em placas solares ou obras no imóvel. Na Opção Energia, ajudamos sua empresa ou residência a acessar energia renovável de forma simples, segura e sem complicação”.

Você consome energia limpa, economiza e ainda contribui com o meio ambiente. Pare de pagar mais caro por uma energia suja e instável. Faça da sua conta de luz um ativo estratégico. Fale com a gente: (42) 9 9156-8603

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.