22/08/2023
Brasil Saúde

Continua em vigor a campanha de multivacinação no País

O público-alvo da campanha é formado de crianças e adolescentes até 15 anos. São 18 tipos de imunizantes

gotinha

Conforme o MS, a multivacinação imuniza também contra a poliomelite (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Continua a Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibiliza 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

De acordo com a Agência Brasil, a vacinação vai durar até o dia 29 de outubro. O público-alvo é formado de crianças e adolescentes até 15 anos.

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra todas essas enfermidades, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, alertou para a queda da cobertura vacinal nos últimos anos. “Percebemos que desde 2015 a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo. Isso é reflexo do próprio processo pandêmico nos últimos dois anos”.

Conforme o secretário, se faz necessário melhorar essa cobertura. “Ampliar a cobertura vacinal e proteger a população é uma prioridade do governo federal. Assim como, manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Leve seu filho, sua criança e adolescente”.

DISPONÍVEIS

De acordo com o MS, entre as vacinas disponíveis nos postos durante campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Assim como a VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite). Além da Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola,. E ainda contra a caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Além de tudo isso, estão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela. E a Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.