22/08/2023
Saúde

Controle de epidemia de ebola levará 6 meses, diz Médicos Sem Fronteiras

Serão necessários seis meses para controlar a atual epidemia de ebola que atinge a África Ocidental, disse a chefe da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) nesta sexta feira (15). Para Joanne Liu, o trabalho requer uma grande liderança da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Se nós não estabilizarmos a Libéria, nós nunca vamos estabilizar a região” , disse Liu após uma viagem de dez dias à região. “Nos próximos seis meses nós devemos conseguir controlar a epidemia, essa é a minha impressão”, afirmou, acrescentando que mais especialistas são necessários nos locais atingidos.

Segundo a chefe da MSF, a crise provocada pela febre hemorrágica do ebola supera a capacidade das organizações de ajuda para conter a epidemia.

"Está deteriorando rápido, espalhando mais rápido que nossa capacidade de enfrentar. Como em tempos de guerra, temos uma falha total das infraestruturas", disse.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.