A semana começa com convenções partidárias que vão homologar candidaturas majoritárias e chapas proporcionais. Em Guarapuava, as convenções começam com os principais partidos que compõem a base aliada à reeleiçao do prefeito Celso. Assim sendo, o PP, liderado pelo ex-prefeito Cesar Silvestri Filho, se reúne às 18h no Restaurante e Buffet Vitri. Em seguida, o ‘Republicanos’, de Janaína Naumann faz a convenções nesse mesmo local, mas às 18h30. Por fim, o Cidadania consolida a candidatura à reeleição do prefeito Celso Góes, às 19h também no Vitri.
A ‘dobradinha’ Celso Góes e Janaína Naumann não surpreendeu. A parceria começou a ser desenhada quando a biomédica aceitou fazer parte da adminsitração de Góes. Ela deixou a condição de ser até então uma das principais adversárias do prefeito, e passou a ocupar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Com uma passagem sem grande repercussão, Janaína deixou o cargo para lançar a pré-candidatura. Durante esse período pré-eleitoral ela oscilou entre lançar o nome à prefeita e ou a vice. Alias, essa última opção era mesmo o que ela queria.
Com articulações políticas nas esferas municipal, estadual e federal, Janaína ‘fechou o cerco’ para conqusitar o espaço de vice. Mesmo que para isso, ela tenha desarticulado a ‘direita’. Falando sempre em “união e desenvolvimento”, a pré-candidata foi contra a orientação do governador Ratinho Júnior (PSD) que usa essas duas palavras para unir os partidos da base aliada ao governo dele.
NA CONTRAMÃO
Mas nesse sentido, em Guarapuava, o MDB que tem Renato Adur e Anibelli Neto na cúpula estadual, e o ‘Republicanos’ que é estreitamente ligado ao deputado Alexandre Curi, da base governista, foram na contramão. Os dois partidos compõem a base de Celso Góes que tem como coordenador de campanha, Cesar Filho, um dos principais desafetos da cúpula governista no Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.