A I Ovinotec, promovida pela Cooperativa de Carnes Nobres do Vale do Jordão (Cooperaliança), será nesta quinta-feira (13) , às 9h30, no Sindicato Rural de Guarapuava.
O evento técnico, que vai abordar sistemas de produção intensivo/ extensivo e manejo sanitário, tem como objetivo transmitir informação de qualidade para produtores e técnicos na área de ovinocultura.
A programação do evento inclui uma palestra sobre o Sistema Intensivo de Produção, com o professor Izaltino Cordeiro dos Santos, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; outra sobre Sistema Extensivo, com o professor Cledson Augusto Garcia, da Unimar de Marília (SP), e ainda será abordado o tema Manejo sanitário em ovinos, com o médico veterinário e professor da Universidade Estadual do Centro- Oeste (Unicentro), Ivo Alexandre Leme da Cunha.
Cunha comenta sobre a importância de realizar eventos como estes para um melhor desenvolvimento da cadeia produtiva de ovinos na região. “É muito importante. Mesmo porque os produtores precisam de informações técnicas que, muitas vezes, não tem acesso. E quando a gente fala em manejo sanitário, eu acho que a presença do produtor é fundamental, bem como a participação de técnicos e médicos veterinários”.
O médico veterinário e professor da Unicentro destaca o que será abordado, especificadamente, em sua palestra. “A questão sanitária é um tema muito amplo, então vamos focar em dois pontos: o primeiro será sobre as verminoses, que é uma preocupação de todos os produtores e em segundo lugar, vou alertar sobre a toxoplasmose”, afirma Cunha.
Segundo a vice-presidente da Cooperaliança e coordenadora do projeto ovinos, Adriane Araújo Azevedo, a intenção é promover a capacitação de produtores de ovinos, técnicos, acadêmicos e cooperados. “Queremos repassar informação técnica sobre a ovinocultura e fomentar, também, a produção”.
Adriane ressalta que as palestras serão muito focadas em trazer informação técnica de qualidade, independente do sistema que o ovinocultor pratica e, principalmente, com uma linguagem direcionada ao produtor rural.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local do evento. A Ovinotec conta com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema FAEP e da Novartis Animal Health.
Com assessoria