22/08/2023
Agronegócio

Cooperativa de assentados vai receber R$ 2,6 milhões para incrementar produção em Santa Maria do Oeste

Cristina Esteche

O  ministro Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias assinou contrato do Programa Terra Forte com a Cooperativa de Reforma Agrária e Erva Mate (Coopermate), durante a Jornada de Agroecologia que aconteceu em Irati na última sexta feira (24). A cooperativa tem sede em Santa Maria do Oeste. Ao todo, a Coopermate vai receber mais de R$ 2,6 milhões para ampliar e modernizar a agroindústria de erva mate e mix de chás para infusão. A iniciativa vai beneficiar 536 famílias e mais de 2 mil assentados da reforma agrária.

Durante seu discurso, Patrus Ananias leu uma carta da presidente Dilma Rousseff, que não pôde comparecer ao evento devido a problemas climáticos que impediram o pouso da aeronave oficial: “Infelizmente o mau tempo impediu que hoje eu estivesse aí com vocês celebrando o sucesso da 14ª Jornada de Agroecologia. O trabalho de vocês é exemplo de que a produção agroecológica é viável, lucrativa e competitiva. Além de gerar renda para suas famílias, vocês contribuem para alimentar uma nação: o nosso Brasil”, dizia a mensagem.

O ministro reforçou ainda o seu compromisso de assentar todas as famílias acampadas do Brasil até o final de 2018 e defendeu o direito à moradia: “Não podemos aceitar a especulação imobiliária ou fundiária prevalecer sobre o direito a moradia, sobre o direito humano à alimentação”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.