Da Redação
A Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e região (Coaprocor) é um dos oito selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para participar da Biofach 2016, a maior feira de produtos orgânicos do mundo. O evento será realizado de 10 a 13 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha.
A cooperativa foi criada há cinco anos e atende quase 800 agricultores familiares de dez municípios do centro-oeste do Paraná que cultivam legumes e frutas na região. Uma parte da produção é vendida in natura para projetos de alimentação escolar e para supermercados. Mas o maior volume de frutas vai para a indústria de polpa.
A cada ano a cooperativa processa cerca de três mil toneladas de frutas. Um terço da polpa produzida vem de frutas orgânicas, cultivadas sem veneno. Para a feira eles vão levar polpa de acerola orgânica e de maracujá.
Esta é a segunda vez que a Coaprocor vai participar da Biofach. A expectativa é fechar negócios para a exportação de polpa. O presidente da cooperativa, Gerson Rodrigues da Cruz, confirma que já tem visitas marcadas para conhecer possíveis clientes na Europa. “Como a feira é na Alemanha, nós começaremos por lá”, resume o presidente.
A participação na feira motiva também os produtores. Olavo Luciano cultiva maracujá e abacaxi. Ele acredita que a exportação vai trazer melhores condições para a cooperativa e para as propriedades rurais da região.