22/08/2023
Agronegócio

Cooperativismo será debatido na Unicentro nesta segunda

Com a expansão do modelo cooperativista em diversos ramos, principalmente no setor agropecuário, quatro acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promovem o “Debate sobre Cooperativismo – Experiências e Desafios”, com intuito de fomentar o tema na comunidade acadêmica e no setor produtivo.

O evento será no dia 11 de novembro, às 19 horas, no Auditório do Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia de Leite (Campus Cedeteg da Unicentro). 

Foram convidados para participar do debate a vice-presidente da Cooperaliança, Adriane Araújo Azevedo; o gerente da Coamo Guarapuava, Zanoni Camargo Buzzi e o presidente Sicredi Terceiro Planalto, Adilson Primo Fiorentin.

A ideia, segundo os organizadores, é que as três cooperativas tragam suas experiências e apresentem as particularidades de como o cooperativismo funciona em cada uma das áreas: pecuária bovina e ovina, agroindústria e crédito rural.

Segundo um dos organizadores, Fabiano Pacentchuk, a intenção é que o debate aconteça de forma dinâmica e que facilite o bate-papo entre a plateia e os convidados. “Inicialmente pensamos em um evento em formato de apresentação normal, porém, tendo em vista que o público é dinâmico e perspicaz, decidimos fazer algo diferente. Logo, os três participantes ficarão juntos no palco com a presença de um mediador, o que também será uma maneira de mostrar um dos princípios do cooperativismo, a intercooperação, que significa o trabalho em conjunto entre cooperativas”.

O debate faz parte do projeto “Extensão Rural em Ação”, coordenado pela professora do departamento de agronomia da Unicentro, Cássia Lorenzi e é desenvolvido em forma de um trabalho prático pelos acadêmicos Fabiano Pacentchuk, João Daniel Nerone Turok, Murilo Gomes e Tiago Moraes.

O acadêmico João Daniel Nerone Turok e também organizador do debate falou sobre o objetivo do evento. “Queremos transmitir para o público os conceitos gerais sobre o cooperativismo e também como ele pode ser importante para fortalecer diversos setores. O debate vai ilustrar como funcionam diferentes formas de gestão dentro do cooperativismo, cada um com sua visão”.

Segundo Turok, o evento terá uma abordagem bem prática, assim pretende atrair também produtores rurais. “Para o público acadêmico será uma forma de mostrar as oportunidades de atuação profissional dentro desse setor. E para o produtor, poderá direcioná-lo na escolha de um modelo cooperativo, por exemplo”. No final do debate será servido um coquetel com música ao vivo.     O investimento, para participar do evento, é de R$ 5,00. As inscrições podem ser feitas no departamento de Agronomia/Cedeteg, Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, 58, Trianon) ou durante o evento.  Outras informações pelos telefones (42) 9810- 4887 e 9965-2792.

O “Debate sobre Cooperativismo – experiências e desafios” conta com o apoio da Coamo, Cooperaliança, Sicredi e Sindicato Rural de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.