com Ana Beatriz Rosa do HuffPost Brasil
Brasil – A Olimpíada acabou. Mas para acalmar os corações saudosos existem outros eventos para acompanhar nossas atletas.
Nesta quarta feira (24) começa um dos principais campeonatos de futebol feminino no Brasil, a Copa Brasil. Serão 32 equipes representando 26 estados, além do Distrito Federal, e brigando pelo título mais importante da modalidade. Ao todo, 13 partidas vão abrir o evento que será seguido de cinco etapas no modelo "mata-mata".
O clube Kindermann, de Caçador, em Santa Catarina, é o atual campeão. As garotas venceram a final dentro de casa contra o time paulista Ferroviária em 2015. O time ainda teve a artilheira da competição: Byanca Brasil, com nove gols. Porém, a equipe catarinense encerrou suas atividades no segundo semestre de 2015.
Muito além da taça, participar da disputa, uma das poucas que são reconhecidas e incentivadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se comparado aos campeonatos masculinos, é uma forma de dar visibilidade ao esporte para as mulheres.
Com maior visibilidade, as atletas sonham com o dia em que a modalidade será profissionalizada. Em entrevista ao HuffPost Brasil, Bárbara, atleta da seleção compartilhou o seu sentimento após o Brasil encerrar sua participação na Rio 2016:
"Só Deus sabe o quanto a gente sofre para jogar. O futebol feminino não para por aqui. Pelo contrário, a gente vai continuar lutando cada minuto, cada segundo, para conseguir realizar o nosso sonho."