22/08/2023
Guarapuava Política

Copel e Hospital Regional de Guarapuava são temas de audiências na Alep

Copel entrou em debate às 17h desta segunda e o Hospital Regional terá audiência pública às 9h desta terça (18) em Curitiba

Hosp Guarapuava

Hospital Regional de Guarapuava (Foto: Divulgação)

Duas audiências públicas chamadas pela oposição ao governador Ratinho Junior (PSD) ocorrem neste início de semana. A primeira, nesta segunda (17), começou às 17h, trata da privatização da Copel. A audiência, conforme a Alep, é uma convocação da Frente Parlamentar das Estatais e Empresas Públicas da Assembleia Legislativa. A segunda ocorre às 9h desta terça (18). Entra em debate as obras e o funcionamento do Hospital Regional de Guarapuava.

De acordo com o presidente da Frente, Arilson Chiorato (PT), a audiência desta segunda está tratando da importância da estatal para o desenvolvimento do Paraná. O debate evidencia discussão da intenção da venda da lucrativa estatal. Isso ocorre, conforme Chiorato, depois do Governo do Paraná anunciar um acordo com o banco Itaú selado no Supremo Tribunal Federal (STF). Houve uma redução em 62% uma dívida da Copel na época do falido Banestado. Essa e outras questões estão sendo debatidas.

PORQUÊS

Já na audiência de amanhã, o deputado estadual Requião Filho (PT), que liderada a bancada de oposição na Alep, ouviu a demanda durante a última visita que fez em Guarapuava. “É importante levantar os dados certos. Ver o que de fato está acontecendo nesse hospital e o porquê ainda não está aberto para a população. Ficou só na promessa dos últimos governos e até agora não conseguiu cumprir seu papel. Os vereadores de Guarapuava me procuraram pedindo ajuda para chamar a atenção para o problema que se arrasta há anos”.

Por enquanto, confirmaram presença as vereadoras Professora Terezinha e Cris Wainer, ambas do PT. Além da Professora Bia (MDB). Conformea Professora Terezinha, acadêmicos do curso de Medicina da Unicentro estarão lá.  Conforme informações oficiais, o prefeito Celso Góes vai estar em Curitiba. No entanto, em reunião na Secretaria de Estado da Saúde. Já o presidente da Câmara, Pedro Moraes (Republicanos) disse ao Portal RSN, inicialmente que não iria, mas depois, na tribuna da Câmara, anunciou que vai estar lá.

Conforme a assessoria de Requião Filho, autoridades estaduais e federais estão convidadas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.