22/08/2023
Guarapuava

Coral Guairacá se prepara para participar de Festival Internacional

imagem-114648

Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava –   Os sopranos, contraltos e baixos que compõem o Coral da Guiracá ensaiam intensamente para a apresentação na 3º edição do Festival Internacional de Corais, de Curitiba, o Cantoritiba, que acontece de 15 a 24 de julho na capital paranaense

Em uma rotina incansável de ensaios e encontros para que tudo saia perfeito, os professores, que possuem  vasta experiência musical, Marcelo Sales e Márcia Rickli ensaiam as músicas com os coralistas. “Essa é primeira participação do Coral Guairacá em um evento tão grandioso, todos estão ansiosos e empolgados. Foram meses de intensos ensaios e uma vontade muito grande de fazer uma bela apresentação do repertório proposto. Com certeza será uma experiência enriquecedora para nossos alunos”, disse o professor Marcelo.

O coral existe desde 2009 na instituição e conta atualmente com cerca de 30 participantes. Ele foi concebido para promover a arte do canto, compreendendo que a técnica vocal é fundamental para o desenvolvimento de habilidades artísticas e sociais.

O festival marca desde 2014 anualmente o calendário da cidade. Ele foi criado com objetivo de reunir grupos de canto de todo o país interessados em aprimorar seus talentos por meio da troca de experiências e conhecimentos. No ano passado, mais de 5 mil pessoas participaram. A 3ª edição pretende consolidar o evento, tornando-o uma referência no país e um dos principais da América Latina.

Na programação desse ano há mostras competitivas, mostras não-competitivas, oficinas e apresentações especiais. Nos dez dias o Cantoritiba passará por locais que fazem parte da cultura e história da cidade, como o Teatro Paiol, Ópera de Arame, Capela Santa Maria, Teatro do Colégio Estadual do Paraná, Paço da Liberdade e até mesmo no Bar do Alemão, no Centro Histórico.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.