22/08/2023
Cotidiano Em Alta Paraná

Corpo de Bombeiros do Paraná alerta para riscos no uso da panela de pressão

Manutenção inadequada e mau uso podem causar queimaduras graves e ferimentos por estilhaços. Em agosto, um homem ficou em estado gravíssimo em um acidente no Paraná

Ocorrem cerca de 1,2 mil acidentes por ano no Brasil envolvendo o equipamento (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) emitiu um alerta à população sobre os cuidados necessários no uso da panela de pressão, um utensílio comum na cozinha, mas que pode causar acidentes graves se não for manuseado corretamente.

Embora não sejam frequentes, as consequências podem ser sérias. Em agosto deste ano, na cidade de Paiçandu, a explosão de uma panela de pressão deixou um homem de 62 anos em estado gravíssimo, com ferimentos no rosto, pescoço e nuca. Conforme um levantamento da Associação Brasileira de Proteção dos Consumidores (Proteste), ocorrem cerca de 1,2 mil acidentes por ano no Brasil envolvendo o equipamento.

De acordo com a capitã do CBMPR, Luisiana Guimarães Cavalca, os acidentes costumam causar queimaduras graves, especialmente no rosto, braços ou mãos. Em casos mais extremos, podem ocorrer ferimentos abertos, cortes e traumas por estilhaços metálicos.

Em caso de acidente, a capitã orienta: “Nos ferimentos por queimadura, nunca estoure bolhas ou aplique pastas, cremes ou substâncias caseiras como café. Deve-se lavar com água corrente e, se necessário, cobrir com pano limpo até a chegada do socorro. Em casos de sangramento, pressionar gentilmente o local com tecido limpo e buscar atendimento imediato”.

COMO USAR A PANELA DE PRESSÃO COM SEGURANÇA

O Corpo de Bombeiros listou as principais orientações para evitar problemas:

Manutenção regular: Limpar a válvula de segurança e a borracha, e substituir as peças se estiverem ressecadas, danificadas ou entupidas.
Respeitar a capacidade: Nunca encher a panela além de 2/3 de sua capacidade total.
Esperar a pressão sair: Sempre aguardar a pressão sair completamente antes de tentar abrir a tampa.
Monitorar o fogo: Não deixar a panela secar ou permanecer no fogo por muito tempo sem atenção.
Não forçar o resfriamento: Nunca colocar a panela quente debaixo de água fria para forçar a liberação da pressão.
Verificar a tampa e a trava: Assegurar que a tampa esteja sempre bem alinhada e que a trava não apresente deformações

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.