22/08/2023



Cotidiano

Corpo de Bombeiros do Paraná é tricampeão brasileiro em salvamento aquático

imagem-10096

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná é tricampeão brasileiro de salvamento aquático. O título foi conquistado neste sábado (7), em Guaratuba (Litoral do Paraná), durante o IX Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, que teve a participação de 400 atletas de todo o Brasil, além de outros três países: Espanha, Portugal e Argentina.
O evento, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), agregou o VI Campeonato Sul-americano de Salvamento Aquático, o VIII Simpósio Brasileiro sobre Salvamento Aquático e a IV Feira de Artigos de Salvamento e Esportes Aquáticos, e ocorreu de 4 a 7 de novembro. Os Estados brasileiros participantes nesta edição são, além do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul.
Nas competições foram realizadas provas de Biathlon e de mar – salvamento de vítima com rescue, salvamento de vítima com pranchão e corrida ao pé de pato (praia Central de Guaratuba), corrida à nadadeira (busca e salvamento com nadadeiras) e prova em piscina de revezamento, além de provas individuais no Iate Clube de Guaratuba.
No simpósio foram realizadas palestras “A Correta Escolha da Proteção Visual para o Guarda-vidas”, “Protetor Solar, um indispensável acessório de segurança”, “O enquadramento jurídico da atividade de Nadador Salvador em Portugal”, “Registro, coleta e análise de dados na definição das características do incidente” e “Operação Enchente em Ribeirão Preto: Planejamento, Treinamento e Execução”.

O presidente da Sobrasa, coronel Joel Prates Pedroso, recebeu uma medalha da cidade de Sines/Portugal – onde nasceu Vasco da Gama – que foi enviada pelo prefeito daquela localidade, Manoel Coelho, com a Carta de Foral elaborada em 1512, que atesta o passado histórico da região. Participaram do evento, além do secretário estadual da Segurança Pública – que foi homenageado pelo incentivo e investimentos no Corpo de Bombeiros –, coronéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, autoridades civis locais e de outras regiões, e a população em geral. “A homenagem ao secretário é devido aos incentivos às atividades do bombeiro no Estado, principalmente, na questão de treinamentos especializados e aquisição de equipamentos”, disse o major Carlos Alberto Mascarenhas, relações públicas do Corpo de Bombeiros.

Estiveram ainda presentes representantes das Marinhas Portuguesa e Espanhola, membros de arbitragem da Federação Espanhola de Salvamento Aquático; a presidente da Cruzada Social Cosme e Damião do Paraná, Carmem Lúcia Vieira Carstens; a prefeita de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus, que também foi homenageada.

Resultado geral do IX Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático
1º lugar – Paraná – 2.532 pontos
2º lugar – Santa Catarina – 1.971 pontos
3º lugar – São Paulo – 877 pontos
4º lugar – Distrito Federal – 470 pontos
5º lugar – Alagoas – 459 pontos
Resultado geral do campeonato Sul-Americano de Salvamento Aquático
1º lugar – Brasil – 7.571 pontos
2º lugar – Espanha – 349 pontos
3º lugar – Portugal – 357 pontos
4º lugar – Argentina – 178 pontos

Cel.QOBM Jorge Luiz Thais Martins levanta o troféu de Camp.- Foto: Soldado William Alexandre Mariano – CBPMPR

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo