22/08/2023



Cotidiano Esportes Guarapuava

Corrida da Mulher altera o trânsito neste domingo (19) em Guarapuava

A largada será às 8h30 na Lagoa das Lágrimas. Os atletas vão percorrer cinco quilômetros pelas ruas do Centro da cidade

Treinão Lobos da Serra inclui o Natal Solidário (Foto:Arquivo/RSN)

A largada da corrida será às 8h30 na Lagoa das Lágrimas, mas a concetração dos atletas ocorre a partir das 8h (Foto: Reprodução/Pixabay)

Neste domingo (19), ocorre a 10ª edição da Corrida da Mulher em Guarapuava. A competição com largada às 8h30 na Lagoa das Lágrimas vai alterar o trânsito no Centro da cidade.

O caminho da corrida terá a largada na rua Professor Becker, passando pelas ruas Marechal Floriano Peixoto, Independência, Alcione Bastos, Brigadeiro Rocha, XV de Novembro e Padre Chagas. Em seguida, os cometidores passam pela avenida Manoel Ribas, Parque Lacerda Werneck, Domingos Marcondes e Brigadeiro Rocha, com a linha de chegada na rua Professor Becker.

Além disso, o percurso de cinco quilômetros precisou ser alterado devido às obras na rua XV de Novembro. Os atletas quando chegarem ao ponto de interdição, vão continuar na rua Azevedo Portugal seguindo para rua Padre Chagas, atrás do Centro Universitário UniGuairacá. Depois, eles vão até a Avenida Manoel Ribas e dobram a direita passam pelo chafariz da avenida, seguindo assim normalmente o restante do trajeto.

HISTÓRIA

Esta é a primeira edição da Corrida após dois anos de pausa, em decorrência da pandemia. Mais de 320 mulheres se reúnem na Lagoa das Lágrimas para garantir a vitória.

De acordo com a Prefeitura de Guarapuava, o objetivo principal é promover saúde às mulheres. A disputa não se restringe apenas às mulheres, os homens também podem correr, mas não vão receber premiação.

A atividade esportiva integra uma série de ações especiais que fazem parte da programação especial do Mês da Mulher. Além disso, vale lembrar a Secretaria de Políticas para as Mulheres promove tais ações em  comemoração aos 10 anos da secretaria em 2023.

CATEGORIAS

A competição está dividida em seis categorias por idade, sendo elas: de 15 até 18 anos; de 19 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos; acima de 60 anos e atletas com deficiência. Haverá troféus e premiação em dinheiro, além de medalha de participação. Assim, serão premiadas em pódio com troféus as cinco primeiras de cada categoria. Mas a premiação em dinheiro será apenas para as cinco primeiras atletas da categoria geral.

Ainda conforme a Prefeitura de Guarapuava, a Corrida da Mulher em Guarapuava iniciou em 2013. Ao longo dos anos, vários atletas, de diversas cidades do Paraná aderiram ao projeto. No entanto, por causa da pandemia, a corrida não ocorreu em 2021 e, em 2022, a ação voltou à cidade.

A competição é promovida pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da parceria entre as Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e de Esportes e Recreação, e o Núcleo da Mulher Empresária (ACIG).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo