22/08/2023
Paraná Saúde

Covid-19: Fiocruz recebe mais 2 milhões de doses na próxima semana

Em Guarapuava, 3,8 mil pessoas já tinham recebido a dose da vacina até a última sexta (19). Idosos com mais de 89 anos começaram a receber a primeira dose

vacina

Vacinação de profissionais de saúde já chegou ao fim em Guarapuava (Foto: Agência Brasil)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve receber até o fim da próxima semana mais dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A informação foi veiculada na Agência Brasil no fim da semana. De acordo com as informações, o material, que já vem pronto para ser aplicado, foi produzido pelo Instituto Serum, da Índia. A Fiocruz fará apenas a rotulagem para distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações.

Em Guarapuava, conforme a Saúde municipal, até sexta (19), mais 3,8 mil pessoas já tinham sido imunizadas. E ainda, no mesmo dia, teve início a vacinação de idosos de mais 89 anos.

Somente nesta semana, o Centro de Vacinação aplicou cerca de 1.177 doses. “Tivemos profissionais da saúde, idosos institucionalizados e trabalhadores em instituição de longa permanência de idosos que receberam a segunda dose. Além de idosos com mais de 89 anos que receberam a primeira dose”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e coordenadora da Campanha, Chayane Andrade

Ainda segundo a Agência, mais oito milhões de doses estão previstas pelo acordo com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum, mas ainda não há data prevista para o recebimento. Em janeiro deste ano, a Fiocruz já havia recebido 2 milhões de doses da vacina.A estratégia de receber doses prontas é uma iniciativa paralela à produção própria feita pela Fiocruz, a partir da importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.