Conhecido pelas belezas naturais e a cultura ucraniana, Prudentópolis tem muito o que mostrar ao mundo. Como forma de representar as belas memórias do município, 22 profissionais e artesãos criaram uma linha de souvenirs. Agora os turistas podem levar para casa um pouquinho da experiência que tiveram em Prudentópolis.
A iniciativa faz parte do projeto ‘souPrudentópolis’, desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo, com uma ação do Sebrae/PR. De acordo com a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim, os novos produtos fortalecem a cadeia turística.
Os turistas terão a chance de adquirir produtos únicos que representam a identidade local. Hotéis e restaurantes estão em contato com artesãos para encomendar essas lembranças especiais e produtos de qualidade.
A empreendedora Franciele Lopes atua há cinco anos como artesã na cidade. Ela contou que a ação fez com que ela incrementasse a produção. “Tive um salto na quantidade de produtos. Além dos que apresentei pelo projeto, como os copos em MDF, assim como luminária e cantil em porcelana para água benta, criei mais três. São os ímãs de setas MDF, pop socket, necessaire e lápis personalizado”.
GASTRONOMIA
Por outro lado, a empresária Maria Helena Opuchkevich Chiquito inovou e criou um prato que os turistas pudessem levar para casa, como uma degustação da gastronomia prudentopolitana. Ela atua no ramo de alimentos há mais de dois anos, com a produção de pratos tipicamente ucranianos, como o varéneke. Ela afirmou que procurou elaborar um novo sabor, que é o varéneke de feijão com molho de cracóvia.
Busquei trazer nesse prato algumas referências que a cidade tem, como o feijão e a cracóvia. É mais uma forma de mostrar meu trabalho, trazer visibilidade para minha marca e manter a tradição da culinária ucraniana. Além dos turistas, moradores locais e da Região podem comprar e levar para casa.
De acordo com as informações, o projeto envolveu os participantes em capacitações, mentorias e consultorias. Eles puderam conhecer mais sobre turismo e oportunidades de negócios, tendências, inovação no design, empreendedorismo e finanças. A iniciativa também inclui oficinas sobre personas do turismo, design, custos, precificação e comportamento empreendedor, com cases de sucesso.
Conforme a secretária de Cultura de Prudentópolis, Nadir Vozivoda, empreendimentos turísticos já buscaram o catálogo para a escolha e aquisição dos produtos. “Além disso, os profissionais que participaram da formação foram incentivados a participar com o projeto no edital de economia criativa, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, que será lançado dentro de alguns dias. Este edital prevê recursos para o desenvolvimento dos produtos aprovados no SouPrudentópolis”. Para conhecer o catálogo, clique aqui.
Prudentópolis está entre os municípios mais ucranianos do Brasil, conhecido como a terra das cachoeiras gigantes. Isso porque há mais de 100 quedas, com alturas que variam de 80 a quase 200 metros. Inclusive, a cidade se destaca no setor agrícola como o maior produtor de feijão preto do país. O salame cracóvia, produto típico da cidade, também faz parte da gastronomia. O embutido de carne de porco nobre defumada teve a receita criada por um morador local, Dionizio Opuchkevitch, na década de 1960.
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