sexta-feira, 30 de mai. de 2025
Em Alta Guarapuava Segurança

Crianças de 10 e 4 anos são encontradas sozinhas dentro de apartamento

A mãe das crianças, de 26 anos, viajou para Foz do Iguaçu e as deixou sozinhas em um apartamento que estava em estado precário

Crianças de 10 e 4 anos são encontradas sozinhas dentro de apartamento (Foto: Reprodução/Pixabay)

Duas crianças de dez e quatro anos foram encontradas sozinhas dentro de um apartamento que estava em estada precário. A Polícia Militar (PM) registrou a ocorrência de abandono de incapaz nesse domingo (4) no bairro Dos Estados, em Guarapuava. De acordo com informações da PM, a mãe das crianças, de 26 anos, viajou para Foz do Iguaçu e as deixou  sozinhas no apartamento.

A equipe policial recebeu um chamado para atender uma ocorrência de abandono de incapaz no bairro Dos Estados. No local, a síndica do prédio relatou que duas crianças, estavam sozinhas em um apartamento e que ouviu uma delas pedindo ajuda pela janela. De acordo com ela, ao se aproximar, verificou que as crianças estavam portando facas de cozinha e uma seringa com agulha, e estariam tentando ferir uma a outra com esses objetos.

Ao questioná-las sobre os responsáveis, as crianças disseram que os mesmos não se encontravam no local. Diante da gravidade da situação, a equipe policial tentou acessar o apartamento, sem sucesso. Pelas janelas, os policiais viram diversos objetos perfurocortantes em um ambiente desorganizado e insalubre. O proprietário do imóve informou que o apartamento era alugado e que possivelmente teria uma chave reserva, mas não a encontrou. Dessa forma, a equipe policial precisou arrombar a porta para preservar a integridade física das crianças.

ESTADO PRECÁRIO

No interior do imóvel, constatou-se que o ambiente estava revirado, em más condições de higiene, com restos de comida espalhados e as crianças dormiam em colchões no chão. Além disso, ambas vestiam roupas inadequadas para o clima frio e se alimentavam de verduras cruas. Posteriormente, os policiais confirmaram que o menino de 10 anos é portador de síndrome de Down, o que agravava a situação de vulnerabilidade, dada a ausência de um responsável.

Diante da situação, a equipe policial acionou o Conselho Tutelar que compareceu ao local. Posteriormente, chegou a avó materna das crianças, que relatou ter recebido uma ligação da filha informando que estaria em Foz do Iguaçu e pedindo que ela buscasse os filhos porque a Polícia estaria no apartamento. Dessa forma, a avó deslocou-se de Imbituva para atender ao pedido.

Com a chegada da avó, identificou-se as crianças como sendo dois meninos. O mais novo aparentava fragilidade e relatou que não viu o momento em que a mãe saiu. Diante da situação, os policiais apreenderam os objetos perfurocortantes e as crianças ficaram sob os cuidados da avó, conforme orientação do Conselho Tutelar. Por fim, a equipe policial conduziu a avó à Delegacia de Polícia Judiciária para prestar esclarecimentos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.