22/08/2023

Crianças do Pinhão passam um dia com o Kundun Balê

imagem-20124

Alunos da Escola Municipal Eroni Santos Ferreira do município de Pinhão passaram um dia diferente neste sábado (18). Acompanhados por duas professoras, 10 estudantes entre 11 e 13 anos conheceram o trabalho da Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê na comunidade quilombola Paiol de Telha, na Colônia Socorro em Guarapuava.

Os alunos integram o projeto Agrinho são repetentes. De acordo com a professora Eucaris de Morais, a pressão social e familiar que esses estudantes sofrem pelo fato de não terem sido aprovados no ano letivo provoca a queda da auto-estima.

O Kundun está sendo um modelo do resgate da auto-estima pela metodologia que vem sendo desenvolvida e que já mereceu o I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras com patrocínio da Petrobras em parceria com o Ministério da Cultura/Fundação Palmares, realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento (Cadon).

"Por tudo o que vimos aqui nós encontramos verdade no trabalho do Kundun", disse a professora.

Os estduantes chegaram no quilombo pela manhã, conheceram a história da comunidade e a trajetória do Kundun desde o início até o reconhecimento nacional. Um almoço com comida típica da comunidade foi servido pelas Mulheres do Paiol e mães do Kundun. Em seguida as crianças tiveram contato com instrumentos de percussão e com a dança afro, além de assistirem uma amostra do trabalho artístico da companhia quilombola. Os visitantes puderam interagir tocando e dançando. Após lanche com pães, doces, queijo, sucos naturais, café e leite, as crianças retornaram ao Pinhão. Antes, porém, as professores pediram um projeto para que bailarinos e percussionistas do Kundun ensinem as crianças do projeto Agrinho. "Uma iniciativa que deu certo deve ser passada para frente", disse Eucaris.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.