22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Crianças são ‘adotadas’ por servidores e alunos da Unicentro para o Natal

Campanha de Natal da Unicentro abrange os campi Santa Cruz e Cedeteg em Guarapuava, além de Irati. 90 crianças serão atendidas

natal unicentroO

(Foto: Comunicação/Unicentro)

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) lançou a tradicional campanha de Natal nos três campi universitários. No campus Santa Cruz, o diretor Ademir Fanfa Ribas compartilhou o sentimento de fazer parte dessa causa da Unicentro. “É gratificante para nós, que fazemos parte dessa família Unicentro, fazermos parte de mais um evento, de mais uma atividade para ajudar as pessoas”. Assim, para o diretor do campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, toca as pessoas.

De acordo com a Universidade, a campanha funciona assim: qualquer membro da comunidade acadêmica, seja professor, funcionário ou estudante, pode apadrinhar uma criança, que receberá uma sacola de presentes. A agente universitária Osnessa Souza, pela primeira vez, vai participar, mas já sabe certinho os itens do kit de natal.

“A gente recebe uma cartilha com o nome da criança, a idade e o que precisa doar. No caso a minha bebê, vai receber um calçado, uma blusa, um brinquedo. E  também solicitaram a doação de algum doce pra gente doar junto”.

MAIS DE 90 CRIANÇAS ENVOLVIDAS

Assim, mais de 90 crianças receberão os presentes da campanha. No Santa Cruz e no Cedeteg a arrecadação é destinada aos filhos dos funcionários terceirizados, como o Luverci Chaves. Ele trabalha na limpeza e na manutenção do campus Santa Cruz. “Nós prestamos serviço aqui. Aí, é uma forma de ajudar nós. Eu acho importante”.

Já no campus Irati, as sacolas vão para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Jardim das Orquídeas. A coordenadora do CMEI, professora Ana Maria Jonson, esteve presente na cerimônia de lançamento da campanha.

Nós trabalhamos com crianças com desde quatro meses a quatro anos e, nesse momento de entrega de presente, época de natal, eles sempre esperam alguma coisa. Então, a gente já repassou para eles. Eles estão muito entusiasmados e a gente já comunicou e eles estão radiantes.

Crianças são ‘adotadas’ durante o Natal (Foto: Comunicação/Unicentro)

Quem participa da campanha de Natal da Unicentro, como o vice-diretor do campus Irati, professor Erivelton Fontana de Laat, destaca que é uma oportunidade de formar laços entre a universidade e a comunidade.

“A gente tem os cursos que trabalham muito com crianças, as licenciaturas. Mas muitas vezes algumas áreas do conhecimento não trabalham tão diretamente com essa faixa etária, os nossos agentes universitários, os nossos estagiários, e alguns professores também não, então esse é o momento dessa troca”.

‘MOMENTO ÚNICO’

A agente universitária Djane das Graças Dino sempre participa da ação de Natal e, para ela, a experiência da entrega é sempre um momento único. “A alegria que a gente vê naqueles olhinhos da surpresa do que está naquele pacote, é muito gratificante você ver essa alegria da criança”.

Com a campanha de Natal, a Unicentro celebra o encerramento de mais um ano através de uma ação voltada para o bem-estar da comunidade.

“Entendemos que quando a pessoa doa voluntariamente um presente, um brinde, um serviço, um carinho, uma dedicação, isso faz bem para ela e do outro lado faz bem a quem recebe, porque passa a acreditar mais, passa a ter um outro olhar sobre a vida, principalmente as crianças que ainda estão em formação”, discorre o reitor da universidade, professor Osmar Ambrósio de Souza.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo