22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Cristina Silvestri anuncia 34 novos leitos para Guarapuava e Região

De acordo com a deputada, essa conquista resulta da "forte pressão de lideranças regionais" para a ampliar o atendimento na macrorregião

cris-1024x538

Cristina Silvestri, deputada estadual (Foto: Ascom/gabinete parlamentar)

A deputada Cristina Silvestri (CDN) anunciou por volta das 16h desta quarta (19), mais 34 novos leitos para Guarapuava e Região. Além da compra de mais três respiradores. De acordo com a parlamentar, essa conquista resulta da “forte pressão de lideranças regionais “para a ampliação do atendimento na macrorregião. Conforme a deputada, o prefeito Celso Góes, junto da 5ª Regional de Saúde, tiveram papel importante na articulação conjunta com o Estado.

Dessa forma, foram credenciados cinco novos leitos de UTI para o Hospital São Vicente e seis leitos de enfermaria. Todavia, o Instituto Virmond receberá 12 novos leitos de enfermaria. O Instituto São José, de Laranjeiras do Sul, contará com mais um leito de UTI e 10 de enfermaria. Além disso, novos respiradores já foram entregues em Guarapuava para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

SE ANTECIPOU

Conforme Cristina Silvestri, quando o sistema de saúde começou a dar sinal de colapso, as articulações junto ao Estado já começaram. “Entramos em contato com o secretário Beto Preto, que não mediu esforços para nos atender. Apesar das limitações que o Governo está enfrentando para a abertura de leitos, já que isso é uma demanda de todo o Paraná”.

De acordo com a deputada, o último fim de semana foi de tentativas para a transferência de pacientes para outras Regiões. “Agora, com a confirmação, temos um sinal de esperança. Mas precisamos continuar com as medidas restritivas mais intensas”.

NÚMERO DE LEITOS

Com o anúncio da deputada, passa de 180 o número de leitos ativos em Guarapuava e Região. Conforme Cristina Silvestri, além dos leitos, há o suporte de todos os hospitais da Região. Ou seja, em Turvo, Candói, Prudentópolis, Pitanga, Pinhão, que estão dando retaguarda para o combate aos casos.

Entretanto, ela lembra que esse trabalho está sendo feito como medida de controle temporária. “Mesmo com todos os novos leitos, a situação de colapso não vai passar rápido. Continuaremos com pessoas aguardando na fila. É necessário consciência da população e, mais que isso, vacina para todos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo