22/08/2023
Cultura Paraná Política

Cristina Silvestri celebra Dia Estadual da Música e Viola Caipira

Em homenagem ao Dia Estadual da Música e da Viola Caipira, instituído pela deputada, o plenário da Alep recebeu diversos músicos na terça

Cristina e artistas (Foto: Divulgação)

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) abriu espaço para a cultura popular na terça (8) com uma solenidade em homenagem ao Dia Estadual da Música e da Viola Caipira. Proposto pela deputada estadual Cristina Silvestri (PP) e instituído pela Lei 22.449/2025, a celebração deste ano reuniu artistas, professores, parlamentares e projetos sociais. A data oficial, comemorada em 13 de julho, foi antecipada devido ao recesso parlamentar.

A sessão contou interpretações de clássicos da música ‘raiz’ brasileira. Cristina Silvestri ressaltou o valor simbólico da viola caipira como expressão cultural e instrumento de memória coletiva. “A música e a viola caipira falam da terra, da vida simples, dos valores familiares, da fé e do amor, na sua forma mais genuína. Nos ligam ao campo, ao interior, à origem que jamais devemos esquecer.”

A data escolhida para a comemoração remete ao nascimento de Cornélio Pires. Músico, folclorista e divulgador da cultura caipira que, nos anos 1920, pressionou gravadoras a lançarem discos com esse tipo de música, colaborando para a difusão em todo o país.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

A abertura do evento contou com o Hino Nacional executado na viola caipira pela musicista Giulia Foganholli, uma das homenageadas da manhã. O público ainda assistiu a performances de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, interpretadas pela Escola de Música Lions, projeto que atende crianças e adolescentes da Comunidade da Vila Uberaba, em Curitiba.

HOMENAGENS

Durante a solenidade, 23 pessoas e instituições receberam menções honrosas por sua contribuição à preservação e difusão da viola caipira e da música de raiz. O reconhecimento dado a artistas como Gringo Violeiro, Vini Moraes (Diamante Violeiro), Matheus Vieira de Souza, Edson Murai Lima, além de educadores e representantes de projetos como o Instituto Viola Caipira, Viola Musa, Orquestra Viola e Projeto Anjos Inocentes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.