A deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) reforçou em reunião com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Nunes, o pedido de criação do Parque Estadual de São Francisco. Assim, o projeto idealizado pelo Governo do Estado atenderá a tríplice fronteira entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. A proposta de criação do parque visa impulsionar o turismo, aliado à preservação ambiental, no terceiro planalto paranaense.
“Nós estamos vivendo um momento ímpar, em que o turismo é um dos setores econômicos que mais cresce no Brasil. E na nossa Região não é diferente. Além dos poderes municipais que envolvem o Salto São Francisco estarem criando cada vez mais projetos de incentivo a prática de turismo, empresas também estão investindo no setor, gerando empregos e renda”.
SALTO SÃO FRANCISCO
Quem visita Guarapuava não pode deixar de conhecer o Salto São Francisco da Esperança, a maior queda d’água da região Sul do Brasil. São 196 metros de queda d’água livre no centro de um belíssimo cânion coberto de vegetação nativa. Para saber mais sobre o turismo em Guarapuava, clique aqui.
O Salto São Francisco que sempre é palco de esportes radicais, também será palco para Jogos de Aventura e da Natureza. De acordo com a Paraná Esportes, será entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro de 2020.
Os jogos criados pelo Governo do Paraná misturam natureza, esporte, aventura, turismo e cultura. Assim, a proposta pioneira no Brasil é uma ferramenta para estimular práticas esportivas, ao mesmo tempo em que evidencia as belezas do Estado. Dessa forma, atrai turistas e movimenta a economia de diversas Regiões.
Em julho, Guarapuava sediou o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável. Na oportunidade, centenas de pessoas de diversos lugares do mundo puderam conhecer roteiros turísticos na nossa Região. Entre os quais, o Salto São Francisco.
O Parque Ambiental do Salto São Francisco fica distante cerca de 50 quilômetros de Guarapuava. O salto fica na tríplice fronteira que inclui também os municípios de Turvo e Prudentópolis. Os amantes do ecoturismo e das belezas naturais podem fazer caminhadas pelas trilhas.
Assim, além da prática de atividade física, os participantes da caminhada contemplam diversas cachoeiras, em um trajeto dos dois lados da escarpa da Serra da Esperança. Além disso, o parque possui outros dois saltos: o Salto dos Cavalheiros e a Cachoeira Menor, que fica ao lado do Salto São Francisco e só aparece com a vazão alta.
Leia outras notícias no Portal RSN.