22/08/2023


Brasil Política

“Culpa do Bolsonaro”, presidente diz ter vontade de privatizar a Petrobras

Bolsonaro afirmou que não consegue direcionar o preço do combustível, e se queixou de novo, que a culpa sempre cai no colo dele

imagem destaque

De acordo com presidente, “seria bom se todo mundo ajudasse a economizar combustível” (Foto: Reprodução/Portal Bem Paraná)

Pressionado pela alta dos preços dos combustíveis, o presidente, Jair Bolsonaro criticou nesta quinta (14) a política de valores da Petrobras. “É muito fácil, aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro”.

Bolsonaro apontou limitações no cargo Executivo, afirmando que iria incorrer em crime de responsabilidade. No entanto, Bolsonaro se queixou de novo que, em caso de aumento dos preços, a culpa sempre cai no colo dele.

É muito fácil, ‘aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro’. Eu tenho vontade, já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade, vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer. Eu não posso, não é controlar, eu não posso melhor direcionar o preço do combustível, mas quando aumenta a culpa é minha

Diante das pressões sobre o aumento da inflação no país, ele voltou a responsabilizar os governadores. “Essas verdades é que doem”. Contudo, o bolso do consumidor também tem doído. Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, desde setembro do ano passado até agora, a gasolina aumentou 39%.

Mesmo com fortes críticas, Bolsonaro reconheceu que os governadores não podem zerar o ICMS. “Mas a cobrança do ICMS não pode ser feita com um percentual em cima do preço da bomba.” Além disso, ele comentou sobre o projeto aprovado nessa quarta (13) na Câmara dos Deputados. O projeto muda a regra de ICMS sobre combustíveis e estabelece um valor fixo por litro para o imposto.

Além disso, o presidente afirmou não ser o que ele queria em relação às alterações do projeto apresentado pelo Executivo. “Mas vai ajudar”. Agora, o projeto será analisado pelo Senado.

APAGUEM AS LUZES E USEM BICICLETAS!

Para lidar com o problema da crise hídrica no País, o presidente já havia pedido que os apoiadores desligassem um ponto de luz em casa para poupar energia elétrica.

Por fim, para frear a alta dos combustíveis o presidente pede que a população economize, já que o Brasil importa o combustível. “Seria bom se todo mundo ajudasse a economizar combustível, aí você iria obrigar os caras a rever o que está acontecendo, ajudaria bastante”.

(*Com informações do Portal Bem Paraná)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo